Microteaching na formação continuada: o que é e como pode ajudar?
Por Gabriel
Assis
A formação continuada de professores é um tema cada vez mais presente
no dia a dia da escola. Novas tendências têm surgido para ajudar os educadores
a se desenvolverem continuamente, sendo o Microteaching uma das teorias que
têm ganhado força nesse sentido.
Se você gostaria de criar uma
cultura de formação continuada entre os professores da sua instituição, este
artigo vai te ajudar!
O que
é Microteaching?
Criada nos anos 60 pelo professor
Dwight Allen, da universidade de
Stanford, a teoria do Microteaching
incentiva a gravação de pequenas sessões
das aulas dos professores com o intuito de observar as estratégias utilizadas
para transmitir seu conhecimento aos alunos.
Ao contrário do que pensa o
senso comum, de acordo com essa teoria não
é necessário assistir ou gravar toda a aula para se avaliar as estratégias
do docente. Observando-se alguns minutos de aula já é possível perceber os
pontos que o professor desenvolve de forma positiva e os pontos em que existem
oportunidades de melhoria.
É interessante observar nesse
processo o novo lugar que o professor pode ocupar. Acostumado a avaliar os
alunos por meio de tarefas e provas, com
o Microteaching ele também passa a
ocupar uma posição de avaliado. Em muitas escolas hoje já existe uma prática
em que os alunos também avaliam o trabalho dos professores. Entretanto, ainda é rara a avaliação do professor do
ponto de vista técnico e pedagógico, principalmente pelo fato de que a
coordenação pedagógica dedica muito tempo ao relacionamento com os estudantes e
com a execução de todos os processos da escola. Esse novo lugar que o professor
pode ocupar contribui muito para a entrega pedagógica da escola e oferece ao docente a oportunidade de
desenvolver e melhorar sua prática de aula.
Como
o Microteaching pode ajudar o
docente?
Existem aspectos importantes para a dinâmica das aulas que podem ser avaliados
por meio do microteaching, como a
oratória, a modulação de voz, a expressão corporal e o uso do quadro ou lousa.
Além disso, a experiência do coordenador pedagógico, aliada a feedbacks
construtivos para os professores, vai contribuir muito para que o aluno se
sinta cada vez mais contemplado do ponto de vista de estratégias de
ensino-aprendizagem que são utilizadas.
Por isso, a partir da dinâmica
do Microteaching é muito importante reservar momentos para dar essa devolutiva
aos professores, estabelecer de forma clara os pontos de melhoria e traçar
metas para que a evolução seja constante.
Quais
as vantagens do Microteaching?
Um
dos pontos mais relevantes dessa metodologia é a sua viabilidade. Com um simples
celular, por exemplo, o professor consegue filmar partes de suas aulas e
enviá-las para o responsável da escola. Existem diversos meios para o envio,
como WhatsApp, o próprio e-mail ou as
plataformas digitais para hospedagem de vídeos.
Essa posição de avaliado que o
professor pode ocupar dentro da escola, se encarada com o desejo de realmente
melhorar as aulas, pode ser o primeiro
passo para criar uma cultura de formação continuada na instituição. Isso
porque as aulas são de fato o trabalho mais importante das escolas e, portanto,
é necessário cuidar com carinho desses momentos, tanto para os alunos quanto
para os professores.
Artigo
escrito por Gabriel Assis,
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