5 novidades que já estão nas escolas
Por
Luísa França
O uso da tecnologia na sala de
aula tem modificado o modo como os jovens aprendem. Nascidos depois do ano
2000, quando uma verdadeira revolução tecnológica aconteceu, os alunos de hoje demandam abordagens
inovadoras quando o assunto é ensino.
Os
professores também têm mudado suas práticas pedagógicas por causa da tecnologia, de acordo com a
pesquisa TIC Educação, que traz dados a respeito da influência das tecnologias
da informação e da comunicação em escolas públicas e particulares. O estudo,
realizado em 2016, aponta que 94% dos
professores ouvidos acreditam que o uso de tecnologias permite o acesso a
materiais didáticos mais diversos e de melhor qualidade. Além disso, a
maioria concorda que outros benefícios são a adoção de novos métodos de ensino
e o cumprimento de ações administrativas com maior facilidade – 85% e 82%,
respectivamente.
Desse modo, cabe aos
educadores e gestores escolares acompanhar os avanços das principais
tendências, investindo cada vez mais em métodos de ensino que tragam a
tecnologia para a sala de aula.
Pensando nisso, reunimos neste
artigo 5 novidades que já podem ser
vistas em escolas de todo o país. Se não quiser ficar para trás, acompanhe!
1.
Livro digital
Os livros digitais começaram a
ganhar força nos últimos anos, quando as principais livrarias do Brasil
investiram nos seus próprios modelos de e-reader.
Não demorou para que a novidade tomasse conta das escolas, e é fácil entender o
porquê.
Prático, leve e moderno, os
leitores digitais chamaram a atenção dos jovens que cresceram em meio a
videogames e computadores. Entre os aspectos que garantiram a popularidade
dessa tecnologia, o mais relevante provavelmente é a possibilidade de se explorar recursos que vão muito além do que é
apresentado no livro didático impresso.
Isso porque os leitores
digitais permitem que o texto original seja complementado com vídeos, áudios,
animações, simulações, mapas interativos, softwares, links e muitos outros
materiais que visam a facilitar a aprendizagem. Esses recursos ajudam professores e alunos a contextualizarem e
conectarem os conteúdos, tornando o conhecimento mais aprofundado.
2.
Formação continuada online
A formação continuada é muito importante para qualquer educador,
porque ajuda o docente a aprimorar suas
práticas pedagógicas e a se atualizar a respeito de novas tendências
educacionais.
Entretanto, muitas vezes conciliar
os cursos e palestras de formação com a rotina atarefada do professor ou do
gestor escolar pode ser um grande desafio. Nesse caso, a formação continuada online tem muito a contribuir.
Os cursos à distância são
disponibilizados online e podem ser feitos conforme o ritmo e disponibilidade
de cada professor, tornando o processo de desenvolvimento muito mais flexível e
proveitoso. Há cursos que contam inclusive com tutoria online, para esclarecer
possíveis dúvidas, e certificação de conclusão. A formação continuada online
também viabiliza o Microteaching, uma teoria que tem ganhado força devido aos seus
benefícios e sua viabilidade.
3.
Gamificação
A
gamificação consiste em trazer a dinâmica dos games para a sala de aula e é uma das
maiores tendências atuais no campo da educação. Alguns dos aspectos dos jogos
que podem ser trazidos para a sala de aula são o desafio, que estimula os alunos a se superarem; a definição de objetivos, que ajuda o
estudante a manter o foco nas tarefas; e a competição,
que aumenta o engajamento quando incentivada de maneira saudável.
O grande benefício da
gamificação para a educação é a sua capacidade
de estimular os alunos a aprender mais e de maneira divertida. Além disso,
ao aplicar os conhecimentos nos jogos, fica mais fácil colocar o conhecimento
em prática e fixar o conteúdo aprendido nas aulas.
Em sala, a gamificação
aparece, por exemplo, por meio de atividades aplicadas de forma lúdica, que
concedem recompensas conforme o aluno aplica seu conhecimento e que ficam mais
difíceis ao passo que o estudante avança nas tarefas.
4.
Redes Sociais
Ainda que normalmente sejam
usadas para diversão, as redes sociais
têm grande potencial de contribuir com o processo educativo – tanto dos alunos
quanto dos professores e da gestão escolar.
A criação de grupos, por
exemplo, é uma prática que tem muito a contribuir. Grupos criados com os alunos
possibilitam que os professores enviem materiais diferentes e interessantes,
que atraem a atenção dos alunos, mas que fogem do formato padrão que é visto em
sala.
Além disso, os grupos permitem
que os alunos discutam os conteúdos entre si e tirem suas dúvidas com os
colegas de maneira mais prática e rápida. O professor pode até mesmo propor
debates a respeito de notícias e acontecimentos que se relacionem com o
conteúdo trabalhado em aula.
Quando criados envolvendo
professores e gestão escolar, por sua vez, os grupos permitem a troca de boas
práticas pedagógicas e ajudam a transmitir avisos de forma mais rápida.
5.
Avaliação online
O processo de aplicar uma
atividade impressa em sala geralmente envolve a preparação da atividade e a sua
correção manual, sendo que muitas vezes o resultado não vai além da porcentagem
de acerto.
Nesse contexto, as avaliações online têm muito a contribuir
- tanto no que diz respeito ao tempo de correção quanto aos resultados dos
alunos. Isso porque esse tipo de atividade é corrigido automaticamente e
gera relatórios de desempenho que vão muito além do número de acertos.
Torna-se possível acompanhar,
por exemplo, a taxa de acerto por
conteúdo ou habilidade, bem como a taxa de marcação por alternativa.
Calcular esses tipos de resultados manualmente é inviável para qualquer
professor, mas com a atividade online esses dados passam a ser oferecidos
automaticamente.
Assim, o tempo que
originalmente era gasto corrigindo-se atividades pode ser usado para se fazer
análises profundas do aprendizado dos alunos. Com isso, a escola tem informações muito valiosas que a ajudam a
aprimorar constantemente as práticas pedagógicas.
Conclusão
A educação está em constante
transformação e a tecnologia está cada vez mais presente nos processos
pedagógicos. As novas tendências
educacionais têm ajudado as escolas a se aproximar dos alunos, a melhorar o
aprendizado a atualizar os processos pedagógicos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário