Pesquisar este blog

domingo, 15 de abril de 2018

9 livros que viraram séries


Por Gabriela Mattos

As séries ficaram cada vez mais populares no Brasil e no mundo nos últimos anos. E muitas dessas séries de sucesso foram baseadas em livros. Em alguns casos, um título de volume único foi suficiente para inspirar um programa de várias temporadas. Já em outros, uma série literária inteira ganhou vida nas telinhas.

Entre as principais está a The Handmaid’s Tale, adaptada do livro O conto da Aia, de Margaret Atwood. Criada por Bruce Miller, a série americana tem duas temporadas e conquistou diversos prêmios, como no Television Critics Association. No gênero juvenil, o destaque é a série Pretty Little Liars, que foi inspirada nos livros de Sara Shepard.

Os clássicos também estão presentes na lista, como a série Guerra e paz, adaptada do livro de Leon Tolstói. Com seis episódios, o programa estreou na emissora BBC, em 3 de janeiro de 2018, e registrou seis milhões de espectadores. Veja a seguir a lista dos 9 destaques de 2018:

O conto da Aia, de Margaret Atwood

Neste romance distópico de 1985, da autora canadense Margaret Atwood retrata o cotidiano de um futuro apocalíptico, no qual a Nova Inglaterra é parte de um movimento totalitário e fundamentalista cristão. O grupo derrubou o governo dos Estados Unidos e assumiu o controle do país. A série The Handmaid’s Tale, que possui o mesmo título original do livro e também é baseada na obra de Atwood, recebeu na temporada de premiações de 2018 o Globo de Ouro e o Emmy de melhor série de drama.

 


Sobre o livro:
A história de 'O conto da aia' passa-se num futuro muito próximo e tem como cenário uma república onde não existem mais jornais, revistas, livros nem filmes - tudo fora queimado. As universidades foram extintas. Também já não há advogados, porque ninguém tem direito a defesa. Os cidadãos considerados criminosos são fuzilados e pendurados mortos no muro, em praça pública, para servir de exemplo enquanto seus corpos apodrecem à vista de todos. Nesse Estado teocrático e totalitário, as mulheres são as vítimas preferenciais, anuladas por uma opressão sem precedentes. O nome dessa república é Gilead, mas já foi Estados Unidos da América. As mulheres de Gilead não têm direitos. Elas são divididas em categorias, cada qual com uma função muito específica no Estado - há as esposas, as marthas, as salvadoras etc. À pobre Offred coube a categoria de aia, o que significa pertencer ao governo e existir unicamente para procriar. Offred tem 33 anos. Antes, quando seu país ainda se chamava Estados Unidos, ela era casada e tinha uma filha. Mas o novo regime declarou adúlteros todos os segundos casamentos, assim como as uniões realizadas fora da religião oficial do Estado. Era o caso de Offred. Por isso, sua filha lhe foi tomada e doada para adoção, e ela foi tornada aia, sem nunca mais ter notícias de sua família. É uma realidade terrível, mas o ser humano é capaz de se adaptar a tudo. Com esta história, Margaret Atwood leva o leitor a refletir sobre liberdade, direitos civis, poder, a fragilidade do mundo tal qual o conhecemos, o futuro e, principalmente, o presente.



Objetos cortantes, de Gillian Flynn

Objetos cortantes é o primeiro romance de Gillian Flynn, que também é autora do livro Garota exemplar. Nesta obra, a escritora dá um novo significado à expressão “família disfuncional”. Na história, a repórter Camille Preaker, que saiu recentemente de um hospital psiquiátrico, tem um desafio: retornar à cidade natal para investir o assassinato de uma menina e o desaparecimento de outra. Hospedada na casa da família, a jornalista precisa lidar com as memórias difíceis de sua infância e adolescência.



Sobre o livro:
Em seu romance de estreia, Gillian Flynn, a autora de Garota exemplar, dá um novo significado à expressão "família disfuncional". Aclamado pela crítica e por autores como Stephen King, o thriller psicológico Objetos cortantes recebeu da Crime Writer's Association os prestigiosos prêmios Ian Fleming Steel Dagger e John Creasey (New Blood) Dagger. Recém-saída de um hospital psiquiátrico, a repórter Camille Preaker tem um desafio pela frente: retornar à sua cidade natal para investigar o brutal assassinato de uma menina e o desaparecimento de outra. Desde que deixou a pequena Wind Gap, no Missouri, oito anos antes, Camille quase não falou com a mãe neurótica, o padrasto e a meia-irmã que praticamente não conhece. Hospedada na casa da família, a jornalista precisa lidar com as memórias difíceis de sua infância e adolescência. E à medida que as investigações para elaborar sua matéria avançam, Camille passa a desvendar segredos perturbadores, tão macabros quanto os problemas que ela própria enfrenta. Gillian Flynn, jornalista e ex-crítica da Entertainment Weekly, tornou-se uma das mais aclamadas escritoras de suspense da atualidade desde a publicação de seu terceiro romance, Garota exemplar. Flynn tem um olhar implacável para a imperfeição humana e para o mal que nos circunda. Desde a primeira linha o leitor sabe que está nas mãos de uma escritora talentosa e completa.

Sob a redoma, de Stephen King

No livro Sob a redoma, um campo de força materializa-se subitamente em uma cidade do Maine, isolando do resto do mundo as pessoas sob a redoma. Nesta obra, o escritor Stephen King narra os conflitos, ações e reações dos presos, que em meio ao caos também se perguntam quem ou o que está por trás do acontecimento. A série baseada no livro foi lançada em 2009.




Sobre o livro:
Um campo de força se materializa subitamente em uma cidade do Maine, isolando do resto do mundo as pessoas sob a redoma. O livro narra os conflitos, ações e reações dos presos, que em meio ao caos também se perguntam quem ou o que está por trás do acontecimento.
  


O alienista, de Caleb Carr

O alienista, de Caleb Carr, se passa na cidade de Nova York, nos Estados Unidos, em 1896. O livro conta a história do repórter John Schuyler Moore. Ele é convocado por seu amigo, o psicólogo Laszlo Kreizler, para ver o corpo mutilado de um adolescente abandonado na Ponte de Williamsburg. A partir disso, os dois embarcam em uma tentativa de criar o perfil psicológico do assassino com base nos detalhes de seus crimes.





Sobre o livro:
Como alguém desenvolve a habilidade de matar de maneira tão cruel? O ano é 1896. A cidade é Nova York. O repórter John Schuyler Moore é tirado de sua casa no meio da noite abruptamente. Nada poderia prepará-lo para o que encontraria em seguida. Convocado por seu amigo dr. Laszlo Kreizler, psicólogo ou alienista – especialista em doenças da mente –, Moore é levado para ver o corpo horrivelmente mutilado de um adolescente abandonado na inacabada Ponte de Williamsburg. Os dois então embarcam em uma tentativa que pode revolucionar a criminologia: criar o perfil psicológico do assassino com base nos detalhes de seus crimes. Sua busca perigosa leva-os ao passado de tortura e à mente problemática de um serial killer que pode matar novamente a qualquer momento. O alienista evoca a era dourada da Nova York do século XIX e nos faz questionar: uma pessoa capaz de cometer crimes hediondos já carrega tais impulsos desde seu nascimento ou é o meio em que ela nasce e vive que determina tal desfecho terrível? O livro perfeito para os fãs de Mindhunter, que levará os leitores a uma experiência intensa pela mente do assassino mais cruel do século XIX.



Guerra e paz, de Leon Tolstói

A lista também não poderia deixar de fora um clássico dos clássicos. Em Guerra e paz, Tolstói acompanha o percurso de cinco famílias aristocráticas russas, entre 1805 e 1820. O autor narra a marcha das tropas napoleônicas e seu impacto brutal sobre a vida dos personagens. Em meio às batalhas, intrigas e bailes, destacam-se figuras inesquecíveis, como os irmãos Nikolai e Natacha Rostóv, do príncipe Andrei Bolkónski e de Pierre Bezúkhov, filho ilegítimo de um conde. Tolstói retrata uma Rússia magistral, imponente e, principalmente, humana.




Sobre o livro:
Depois da elogiada edição especial da obra-prima de Tolstói, com tradução inédita do russo, lançamos agora uma edição igualmente caprichada e preço mais acessível. Guerra e paz descreve a campanha de Napoleão Bonaparte na Rússia ao mesmo tempo em que acompanha os amores e aventuras de Natacha, Andrei, Pierre, Nikolai, Sônia e centenas de coadjuvantes, não menos marcantes. Com este trabalho, que lhe tomou três anos de dedicação, o também escritor Rubens Figueiredo ganhou o prêmio da APCA de melhor tradução do ano.



Deuses americanos, de Neil Gaiman

A saga de Deuses americanos, de Neil Gaiman, é contada ao longo da jornada de Shadow Moon, um ex-presidiário que acabou de ser libertado e cujo único objetivo é voltar para casa e para a esposa, Laura. No entanto, ele descobre que Laura morreu em um acidente de carro. Sem lar, sem emprego e sem rumo, ele conhece Wednesday, um homem de olhar enigmático que está sempre com um sorriso no rosto, embora pareça nunca achar graça de nada.





Sobre o livro:
Deuses americanos é, acima de tudo, um livro estranho. E foi essa estranheza que tornou o romance de Neil Gaiman, publicado pela primeira vez em 2001, um clássico imediato. A saga de Deuses americanos é contada ao longo da jornada de Shadow Moon, um ex-presidiário de trinta e poucos anos que acabou de ser libertado e cujo único objetivo é voltar para casa e para a esposa, Laura. Os planos de Shadow se transformam em poeira quando ele descobre que Laura morreu em um acidente de carro. Sem lar, sem emprego e sem rumo, ele conhece Wednesday, um homem de olhar enigmático que está sempre com um sorriso no rosto, embora pareça nunca achar graça de nada. Depois de apostas, brigas e um pouco de hidromel, Shadow aceita trabalhar para Wednesday e embarca em uma viagem tumultuada e reveladora por cidades inusitadas dos Estados Unidos, um país tão estranho para Shadow quanto para Gaiman. É nesses encontros e desencontros que o protagonista se depara com os deuses - os antigos (que chegaram ao Novo Mundo junto dos imigrantes) e os modernos (o dinheiro, a televisão, a tecnologia, as drogas) -, que estão se preparando para uma guerra que ninguém viu, mas que já começou. O motivo? O poder de não ser esquecido.



Maldosas (Pretty Little Liars), de Sara Shepard

Este é o primeiro livro da série Pretty Little Liars, que conquistou o público juvenil. Em Maldosas, Emily, Aria, Spencer, Hanna e Alison vivem no sofisticado subúrbio de Rosewood, na Pensilvânia. Inseparáveis, as cinco amigas mantêm-se ligadas especialmente em função de Alison, a garota mais popular da escola, que exerce um certo poder sobre cada uma das meninas e é a confidente de todas elas. No entanto, um dia Alison desaparece sem deixar rastro.


Mau começo (Desventuras em série), de Lemony Snicket

Esta também é uma das queridinhas do público juvenil. Mau começo, primeiro livro da saga Desventuras em série, conta a história dos irmãos Baudelaire. Eles descansavam na Praia de Sal quando foram avisados que seus pais morreram em um incêndio que destruiu toda a sua casa. O banqueiro Sr. Poe consegue um novo tutor para eles, chamado conde Olaf. No entanto, ele trata mal as crianças e só tem interesse na herança.


Orange is the new black, de Piper Kerman

Um dos sucessos da Netflix, Orange is the new black conta a história da personagem Piper Kerman, que é presa acusada de ligação com o tráfico de drogas. Recém-formada na universidade, ela chegou a se envolver com uma traficante que a convenceu a levar uma maleta de dinheiro para a Europa. O livro apresenta casos curiosos, comoventes, perturbadores e comoventes do dia a dia em um presídio.




Sobre o livro:
Quando era jovem, tudo o que Piper Kerman queria era viver novas experiências, conhecer pessoas diferentes e descobrir o que fazer com o diploma recém-adquirido da prestigiosa Smith College. Anos depois, com um bom emprego e prestes a se casar, ela recebe uma visita inesperada - a polícia. Piper estava sendo intimada para responder por envolvimento com o tráfico internacional de drogas. A acusação era verdadeira - recém-formada, Piper teve um caso com uma traficante glamorosa que a convenceu a levar uma maleta de dinheiro para a Europa. Sua aventura pelo submundo do crime voltou à tona no dia em que a polícia bateu à porta dela. Depois de uma dolorosa odisseia pelo sistema judiciário americano, Piper acabou condenada a quinze meses de detenção numa penitenciária feminina no meio do nada - longe dos amigos, da família e de tudo o que ela conhecia. Em ´Orange Is the New Black´, Piper apresenta casos curiosos, perturbadores, comoventes e divertidos do dia a dia no presídio. Cercada de criminosas, logo percebe que aquelas mulheres são muito mais complexas do que ela imaginava. Ao mesmo tempo que aprende a conviver com regras arbitrárias e um rigoroso código de conduta, Piper revela as alegrias e angústias das presidiárias e analisa a crueldade com que o sistema carcerário as desumaniza e faz com que sejam invisíveis ao mundo exterior.

  
Gabriela Mattos

Redatora em Estante Virtual

Gabriela é jornalista e foi repórter em um jornal carioca. Viciada em comprar livros, é apaixonada por literatura contemporânea brasileira e jornalismo literário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário