Pesquisar este blog

segunda-feira, 2 de abril de 2018

Filme: Em Nome do Pai


Em Nome do Pai conta a saga verídica de Gerry Conlon. É um filme intrigante, que nos faz questionar a justiça, seus sistemas e truques. No filme o jovem acaba por descobrir no pai uma força interior que não julgava que existisse. Pouco a pouco deixa de lado o seu tom e atitudes de rapaz rebelde, iniciando com o pai uma luta contra a injustiça e tentativas para provar a sua inocência. Luta essa que duraria quinze longos anos.



Em 1974, o IRA (Exército Republicano Irlandês) mata cinco pessoas em um atentado a bomba em um bar inglês. Gerry Gordon e mais três amigos, todos irlandeses, são presos e forçados a confessar o crime. O pai de Gerry tenta ajudá-los e todos são condenados, inclusive outros membros da família, residentes em Londres. Da prisão, o pai de Gerry pede ajuda a uma advogada que começa a investigar todas as irregularidades que cercam o caso.

           

Apesar da longa duração, nem sentimos o tempo do filme passar, pois ele é muito envolvente. Com um episódio ocorrido há mais de vinte anos, trata-se de uma história sempre atual que fala de intolerâncias mútuas, arbitrariedades e injustiças, além de revelar muitos dados históricos.

           

É impossível não se comover diante dos desmandos das autoridades e ao mesmo tempo fica difícil tomar partido de qualquer um dos lados, pois o autoritarismo, o ódio religioso e o radicalismo acabam acontecendo em todas as instâncias. O diretor tem a preocupação principal em mostrar a dureza e a motivação de todos os envolvidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário