Pesquisar este blog

segunda-feira, 30 de abril de 2018

Museu do Milho - Xanxerê / SC


No ano de 2004 na 11° edição da FEMI (Festa Estadual do Milho) foi criado o Museu do Milho tendo como objetivo resgatar a história dos pioneiros do município de Xanxerê.

Pela importância cultural que representa, o Museu agenda horários para visitação durante o ano todo, mas é durante a Femi que o público se intensifica.

O Museu é ambientado com fotos, objetos e documentos antigos – doados pela comunidade através de campanhas e visitas realizadas na zona rural e urbana da cidade. Expressa a diversidade de culturas que colonizaram o município – destacando o cultivo do milho e os antigos métodos de trabalho. Com uma área de aproximadamente 218 m2, o Museu possui estilo rústico – construído com tijolo maciço, sem reboco, cobertura de telha cerâmica, piso de concreto desempenado, com forro e aberturas de madeira.

Já a ambientação externa do Museu conta com uma roda d’água, um poço, um forno, um manjolo, um moinho de pedra – que ainda produz farinha, cascata natural com bica d’água e uma cerca de taipas. A parte interna conserva um acervo de cerca de trezentas peças e a representação de um cenário que retrata a cultura local, principalmente o estilo de vida e de sobrevivência dos primeiros imigrantes da região.

Durante a semana de 28 de Abril a 06 de Maio de 2018, Xanxerê realiza a 18ª Festa Estadual do Milho (Femi) e um dos locais destaques é o Museu do Milho. Abaixo encontram-se algumas fotos do local.









Nenhum comentário:

Postar um comentário