Pesquisar este blog

terça-feira, 1 de maio de 2018

Dia do Trabalhador


Por que existe o Dia do Trabalhador

A data vem de muito tempo. A primeira manifestação de trabalhadores do modo que conhecemos que se tem registro ocorreu em 1886, em Chicago, nos Estados Unidos. Com o propósito de reivindicar a redução da jornada de trabalho para oito horas, o dia foi marcado pelo início de uma greve geral no país. Nos dias que se seguiram, entre 3 e 4 de maio, conflitos entre manifestantes e a polícia aconteceram resultando na morte de ao menos doze participantes.

Em 20 de junho de 1889, em Paris, a segunda Internacional Socialista decidiu convocar uma manifestação anual com o objetivo de obter às oito horas diárias. O 1º de maio foi escolhido como uma forma de homenagear aqueles que morreram durante os protestos de Chicago. No entanto, em 1891, a França registraria suas próprias baixas. Ao menos dez manifestantes morreram durante as celebrações após a polícia dispersar o protesto.

As mortes registradas na França fizeram com que a data se espalhasse. Logo, Bruxelas, na Bélgica, aderiu ao protesto. Em 1920, a União Soviética o adota como feriado nacional. Portugal também voltou a celebrar a data em 1974 – anteriormente, durante a ditadura do Estado Novo, era proibida a comemoração do Dia do Trabalhador.

No Brasil, o Dia do Trabalhador veio junto com a chegada dos imigrantes europeus. Em 1917, uma greve geral acontece, fazendo com que data ganhasse relevância no país. Em 1925, o então presidente, Artur Bernardes, a declara feriado nacional. No entanto, a data já era celebrada desde 1895.

Fonte: Universia

Nenhum comentário:

Postar um comentário