Pesquisar este blog

sexta-feira, 11 de maio de 2018

Obras de Monteiro Lobato


 Quando tudo aconteceu...

O maior escritor infantil brasileiro de todos os tempos, José Bento Monteiro Lobato, nasceu em 18 de abril de 1882, em Taubaté (SP). Cresceu numa fazenda, se formou em direito sem nenhum entusiasmo, já que sempre quis ser pintor.

Monteiro Lobato

Monteiro Lobato (1882 – 1948) foi um escritor e editor brasileiro. “O Sítio do Pica-Pau Amarelo” é sua obra de maior destaque na literatura infantil. Criou a “Editora Monteiro Lobato” e mais tarde a “Companhia Editora Nacional”. Foi um dos pioneiros autores de literatura infantil de nosso país e de toda América Latina. Metade de suas obras é formada de literatura infantil. Destaca-se pelo caráter nacionalista e social. O universo retratado em suas obras são os vilarejos decadentes e a população do Vale do Paraíba, quando da crise do café. Situa-se entre os autores do Pré-Modernismo, período que precedeu a Semana da Arte Moderna.


Insatisfeito com as traduções de livros europeus para crianças, Monteiro Lobato criou aventuras com figuras bem brasileiras, recuperando costumes da roça e lendas do folclore nacional. E fez mais: misturou todos eles com elementos da literatura universal, da mitologia grega, dos quadrinhos e do cinema.

No Sítio do Pica-Pau Amarelo, Peter Pan brinca com o Gato Félix, enquanto o saci ensina truques a Chapeuzinho Vermelho no país das maravilhas de Alice.

Monteiro Lobato também fez questão de transmitir conhecimentos e ideias em livros que falam de história, geografia e matemática, tornando-se pioneiro na literatura paradidática – aquela em que se aprende brincando.

Abaixo seguem algumas informações sobre algumas de suas obras:
 

CIDADES MORTAS


As personagens dos contos são típicos brasileiros, e os acontecimentos e situações que os envolvem são cômicos e engraçados, com a intenção de fazer uma crítica sutil aos valores da sociedade e ao comportamento das pessoas. Em alguns momentos, os contos também são um tanto saudosistas, quando o autor recorda acontecimentos de sua infância, e em outros momentos trazem desfechos surpreendentes.

Neste livro, aplica grande liberdade no vocabulário e no uso de expressões regionais.

O livro foi publicado em 1919 pela Revista Brasil, e nas edições seguintes foram acrescentando-se alguns novos contos. O título do livro é também o título de um dos contos, datado de 1906.


Em seus artigos para jornais e em diversos contos, Lobato denuncia, por meio de uma linguagem categórica, áspera e satírica, a miséria e o estado de abandono em que se encontram os caboclos paulistas, esquecidos pelas elites governantes e sem poder contar com uma estrutura agrária que lhes permitisse obter terras e trabalho. Em 1910, Lobato criou o seu mais famoso personagem – Jeca Tatu, caricatura do caipira que sintetizava essas mazelas, o que provocou intensa polêmica entre os políticos e intelectuais do início do século XX.
 
Urupês

O último conto, Urupês, apresenta a figura de Jeca Tatu, o caboclo típico e preguiçoso, no seu comportamento típico. Os demais personagens se relacionam a pessoas típicas da região, suas venturas e desventuras, com seu linguajar e costumes.


Monteiro Lobato tece duras críticas ao homem interiorano, principalmente ao caboclo matuto, sem instrução, preguiçoso e supersticioso, adepto da lei do menor esforço, como é o Jeca Tatu, uma das personagens mais populares da cultura brasileira e que se refere ao abandono e ao descaso com que o homem sertanejo é tratado pelas autoridades.

O cenário em que vive esse homem do interior, sertanejo, é a terra maltratada, mal cuidada e improdutiva. Já as cidades, sempre chamadas de Itaoca, palavra de origem tupi que significa caverna, são atrasadas e decadentes, chefiadas intercaladamente por um coronel político ou pelo seu rival, cujos votos foram obtidos por “cabresto”.



O Sítio do Pica-Pau Amarelo e seus personagens, habitantes de um recanto de magia que fez e continua fazendo parte da infância de muitos brasileiros, sob a forma de livros, série de TV, e outros, tendo Monteiro Lobato um autor a frente de seu tempo, dando início ao novo gênero literário no Brasil.


Vamos juntos conhecer um pouco dessa obra e seus personagens:

 Dona Benta


 Barnabé

Burro falante

Cuca

Emília

Narizinho

Nastácia

 Pedrinho

Rabicó

 Visconde

 Saci


Outras obras do autor:






Nenhum comentário:

Postar um comentário