Pesquisar este blog

quinta-feira, 31 de maio de 2018

Reflexão sobre Celebração de Corpus Christi


A adoração do Santíssimo Sacramento tem seu sentido quando se entra em comunhão mais profunda com Jesus e com o seu projeto de vida e de justiça.


Comungar com Jesus

Comungar verdadeiramente com Jesus não é apenas receber a santa hóstia. Fazer comunhão com ele neste gesto e neste rito é predispor-se e comprometer-se profundamente em viver a comunhão com Ele no dia a dia da vida, não apenas na hora da comunhão. [...] É alimentar nossas energias, nossos sonhos, nossa luta, nosso compromisso com o Reino, nossa vontade de democracia e liberdade, de amor ao próximo e de justiça, com a Palavra, com a presença e com a vida de Jesus. Como o alimento se torna nosso ser e nossa vida, assim deve ser a presença eucarística de Jesus. É um desprezo a Ele recebê-lo na Eucaristia, sem nutrir em nós aquilo que Ele ensinou e pelo qual deu a sua vida: que sejamos todos irmãos e irmãs, participantes do Reino do Pai.
[...] Enquanto celebravam a ceia pascal, fazendo memória da antiga Páscoa da libertação do povo escravo, Jesus instituiu a Eucaristia. Escolheu o pão e o vinho, alimento e bebida populares, para simbolizar e fazer-se presente na comunidade que se reúne em seu nome, fazendo memória dele. Assim expressa que a nova aliança, a nova libertação integral do ser humano se realiza no seu projeto, na sua prática, na comunhão com Ele e com o Reino.
[...] Partilhar na mesa comum, comer e beber juntos, partir o mesmo pão precisam, ao menos, despertar e reavivar em nós a comunhão fraterna e aprofundar a comunhão com o Senhor. Não se come na mesma mesa com indiferença, com ódio, com desigualdade. E celebrar o corpo entregue e o sangue derramado por nós implica nosso reconhecimento do gesto supremo de amor de Deus por nós e nosso compromisso com a mesma atitude de tornar nossa vida compartilhada, derramada, doada e gasta de maneira a gerar mais vida e crescimento ao Reino de justiça.

[...]
Comungamos formando uma família, apesar de algumas ou de muitas diferenças, com a força da Eucaristia buscamos viver de modo fraternal e solidário, pois invocamos o mesmo Deus e fazemos parte do mesmo Cristo.



Texto: Pe. Pedro Ivo Oro (fragmentos)
Fotos: Celebração Corpus Christi na Igreja Senhor Bom Jesus, Xanxerê / SC, 30/05/2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário