Pesquisar este blog

segunda-feira, 12 de março de 2018

10 dicas para não errar norma culta na redação


A avaliação da norma culta na redação passa por níveis de cobrança diferentes de acordo com o erro cometido. Pensando nisso, e com o propósito de preparar o candidato para não cometê-los em nenhum desses níveis, seguem abaixo 10 dicas fundamentais de acordo com a competência 1 do Enem, que avalia o domínio da modalidade escrita. Confira:

1) Estude vírgula 

Um erro muito comum diz respeito ao uso da vírgula. Aprendemos sobre ela durante todo o percurso escolar, mas ela ainda gera muita dúvida na hora de escrever. Sem contar que algumas orientações erradas podem ser internalizadas por muito tempo, como aquela falsa regra de “colocar a vírgula sempre que você pausar para respirar durante a leitura”. Não é sempre assim que funciona. Mas não se preocupe, veja AQUI as principais regras de vírgula. 


2) Estude crase

Reconhecemos que o uso da crase não é fácil. Envolve uma série de normas e exceções. Mas ela é necessária, inclusive por motivos de clareza, então, compreender as regras é fundamental. Errar crase pode comprometer a nota na competência que avalia norma culta assim como a de coesão e coerência. Cuidado! Veja AQUI as principais regras. 

3) Revise palavra por palavra para achar as que faltam acento 

Nem sempre temos dúvidas quanto à acentuação, mas erramos por falta de atenção! É necessário sempre revisar palavra por palavra, tendo um cuidado específico de observar se em alguma delas faltou acento.


4) Estude as regras de uso do hífen




Já tínhamos dificuldade para usar o hífen, aí veio o Novo Acordo Ortográfico e… bom, continuamos não sabendo como usá-lo.


Mas é preciso correr atrás e entender, afinal, ele será cobrado. AQUI se encontram as regras de hifenização do Novo Acordo Ortográfico.




5) Estude concordância 




São tantas as regras e exceções de concordância, que unidades inteiras costumam ser destinadas ao ensino dela na gramática tradicional! Mas vale a pena e é necessário investir na leitura sobre ela, afinal, além de comprometer sintaticamente as orações, errar concordância empobrece o texto e passa uma impressão ruim ao corretor. Atente-se a isso! 





6) Pesquise curiosidades da língua 




Além de ser divertido, essa é uma forma de internalizar regras importantes da língua.



7) Acompanhe mídias sociais que postem dicas de gramática

Estamos constantemente checando as redes sociais. Aquela fugidinha rápida dos estudos não precisa significar deixar completamente de lado o momento de aprendizagem. Basta seguir aqui e ali alguma página que poste dicas de gramática.

8) Escreva

A escrita é uma forma de praticar a ortografia correta, a acentuação, a pontuação e a organização sintática das orações. Portanto, é essencial criar o hábito de escrever sempre, mesmo as mais básicas anotações.

9) Faça um diagnóstico de suas dificuldades

Com a prática da escrita é importante perceber em quais tópicos gramaticais temos mais dificuldade e podemos, então, dedicar-nos ao estudo deles. Ser nosso próprio avaliador é uma prática que pode ajudar. Isso é importante para se ter a capacidade de direcionar o que é prioridade de estudo para enriquecer a compreensão gramatical.

 10) Leia bastante

Essa dica é essencial e muito importante: a leitura nos ajuda a internalizar regras de norma culta. Ela é necessária para várias áreas do estudo de redação, inclusive a gramatical. Ler palavras escritas e acentuadas corretamente, por exemplo, nos faz reproduzi-las automaticamente com excelência!
 
Fonte: imaginie.com
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário