Pesquisar este blog

quinta-feira, 29 de março de 2018

Quando você humilha outras pessoas, apenas reflete a infelicidade em seu coração



Luiza Fletcher

Como seres sociais, nós prosperamos quando criamos conexões com as pessoas ao nosso redor.

Em basicamente todas as ações que tomamos, precisamos nos comunicar com outro alguém. Essa realidade nos incentiva a desenvolver novos relacionamentos, e conhecer pessoas diferentes.

Alguns dos relacionamentos que criamos são positivos, com pessoas amáveis e altruístas, que compartilham suas experiências conosco e nos ajudam a evoluir. No entanto, muitas vezes também temos que nos relacionar com pessoas frias, inseguras, que nos criticam, colocam para baixo e tiram nossas esperanças.

Essas pessoas que sentem prazer em nos ver tristes e desmotivados costumam ter um problema consigo mesmas que não conseguem resolver.

Geralmente se trata de um complexo de inferioridade, que faz com que se sintam menores do que algumas pessoas e se aproveitem de alguma posição de privilégio para humilhá-las.

Esse comportamento também pode ser motivado por uma insegurança pessoal, que é silenciada por um tempo, quando humilha outra pessoa para se sentir superior.

Algo que precisa ser esclarecido, no entanto, é que humilhando outras pessoas não se mostra superioridade. Muito pelo contrário, apenas reflete a infelicidade que vive em seu interior. Ferir alguém não é uma atitude digna de admiração, mas sim de lamentos, porque caracteriza uma pessoa frustrada consigo mesma, que não consegue ver aqueles ao seu redor terem sucesso.

Precisamos avaliar nossos relacionamentos com as pessoas que nos tratam dessa maneira e também monitorar nossos próprios comportamentos com aqueles que estão ao nosso redor. Reflita se o descaso que você sente por outro alguém não é apenas um modo de se autoafirmar.

Nada de bom pode vir de um tratamento de humilhação. Não conseguiremos respeito, sucesso ou felicidade fazendo mal ao outro.

Também não nos tornaremos mais fortes, nem curaremos nossas feridas emocionais. Atitudes como essa apenas nos afastam da realização.

Se esse tipo de atitude é o que nos causa um sentimento de reconhecimento e importância, precisamos ressignificar nossas vidas e buscar ajuda para encontrarmos um caminho que seja realmente positivo e permita nossa evolução, porque ferir o outro nunca deve ser motivo de alegria e satisfação.

Todos aqueles que já foram alvo de humilhação sabem o quanto é prejudicial para a qualidade de vida, pois pode gerar baixa autoestima, falta de autoaceitação, isolamento, perda de esperança em novos relacionamentos e até mesmo condições como depressão.

É preciso alcançar a consciência de que esse tipo de comportamento não é bom para ninguém, apenas traz mais negatividade para nossas vidas.

Liberte-se de comportamentos tóxicos e traga mais luz para as vidas das outras pessoas. A vida é bem mais bonita quando espalhamos o bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário