Pesquisar este blog

quarta-feira, 10 de outubro de 2018

A história do chá


Quente ou gelado, de camomila, hortelã, frutas vermelhas ou nas mais variadas combinações de sabores, o chá é uma das grandes paixões de muita gente. Além de delicioso, a bebida traz muitos benefícios para a saúde, como melhorar o sistema imunológico, prevenção do câncer e doenças cardíacas e ainda pode ser uma excelente opção para aliviar o estresse e acalmar.

Mas, por trás dos chás, há uma história curiosa, que graças a ela, hoje podemos saborear essa delícia em todas as horas do dia.

A curiosa história do chá

Tudo começou há muito tempo atrás na China, aproximadamente 2.737 a.C. Um Imperador chinês chamado de Shen Nung, estava esperando a água ferver, para poder beber , quando acidentalmente folhas de uma árvore caíram pela janela e foram direto para a panela onde a água fervia. A água mudou de cor, curioso o Imperador resolveu tomar, ele achou muito saboroso, em pouco tempo essa combinação foi caindo no gosto da população local. Aos poucos o mundo inteiro foi conhecendo e aderindo a essa nova bebida.


Quando chegou ao Brasil

Um dos principais ingredientes que compõe inúmeros sabores de chás, é a Camellia sinensis e ela chegou ao Brasil há mais ou menos 200 anos. Foi Dom João IV, Rei do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, que trouxe mais de 1800 sementes para plantar no Jardim Botânico, no Rio de Janeiro (RJ).

Com o tempo, a história do chá no nosso país foi ganhando força e a cidade de Registro, interior de São Paulo, ficou conhecida como “Capital do Chá”, pela grande quantidade de sementes exportadas.

Agora que você já sabe a história dessa bebida, que tal conhecer algumas curiosidades sobre ela?

6 curiosidades sobre o chá

Uma das bebidas mais consumidas no mundo

Depois da água, o chá é uma das bebidas mais consumidas no mundo, em alguns países, como a China ele é a mais consumida.

Chá preto

O chá preto é o mais consumido entre os chás de folhas. O chá verde é o segundo e o terceiro o chá branco.

Antioxidante

A quantidade de antioxidantes presente em uma xícara de chá representa 6 maçãs e 1 taça de vinho. Eles ajudam a combater os radicais livres e também auxiliam na prevenção do câncer.

Saúde mental

O chá pode ser um poderoso fator de diminuição das chances de desenvolver depressão. O ideal é consumir 3 xícaras por dia.

Emagrecer

Pensando em emagrecer? Aposte no chá verde, a bebida ajuda a promover a maior oxidação da massa de gordura corporal, acelerando o nosso organismo.

Remédio para o sono

Quem nunca tomou um chazinho de camomila, não é mesmo? Essa planta é rica em antioxidantes flavonoides, a responsável por proporcionar um efeito calmante ao ingerir o chá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário