Pesquisar este blog

segunda-feira, 29 de outubro de 2018

Como melhorar a comunicação entre pais e escola?



Por Luísa França

Para melhorar a comunicação entre pais e escola é importante analisar questões e aspectos que favoreçam essa relação de diferentes pontos de vista. Estabelecer uma comunicação efetiva não é uma tarefa fácil, não é à toa que essa é uma atitude que exige atenção e dedicação por parte da escola. É por isso que alunos, pais e escola — diretores, coordenadores, professores e outros funcionários — precisam estar em sintonia.

Estabelecer uma comunicação proveitosa com familiares é necessário para evitar problemas relacionados àqueles que são a base do ambiente escolar: os estudantes. Um diálogo saudável resulta em um melhor rendimento dos filhos nos estudos, porque dessa maneira o aluno se sente acolhido e, ao mesmo tempo, a instituição de ensino tem nos pais um apoio para resolver possíveis problemas.

Para isso, um dos pontos que a escola pode apresentar para a família, antes mesmo da matrícula ser efetivada, é a identidade da instituição. Além disso, os responsáveis devem conhecer o funcionamento da escola, bem como qual a equipe que vai se responsabilizar pelos seus filhos.

Contudo, trata-se de uma geração de pais atarefados e muitas vezes não sobra tempo para ir até a escola pessoal e periodicamente. É nesse momento que uma escola antenada se destaca entre as outras, pois dispõe de meios para permitir um maior e melhor engajamento.

Pensando nisso, seguem maneiras práticas de melhorar a comunicação entre os pais e a escola.

Crie um diálogo constante, aberto e direto

A aproximação da escola com os pais é muito importante para ajudar os alunos a melhorar seu desempenho. Nesse contexto, os pais e responsáveis não devem ser vistos como opositores, e sim parceiros da escola, fortalecendo uma relação que deve ser regida pela confiança. Para isso, o diálogo constante, aberto e direto é indispensável.

Isso não quer dizer que é necessário falar com os pais todos os dias ou fazer reuniões toda semana, mas que os canais de comunicação com a escola devem estar sempre disponíveis para os familiares. Se a instituição disponibiliza um e-mail para contato, por exemplo, ele deve ser acompanhado diariamente; se a escola decide por criar uma página nas redes sociais, os comentários feitos lá têm que ser respondidos; e por aí em diante.

Também é válido que esses canais sejam explorados para destacar as boas ações dos estudantes para as suas famílias ou para pedir o apoio dos pais em relação aos pontos de atenção. De qualquer maneira, é importante ter em mente que a mensagem deve ser pensada para que não gere desconfiança e desconforto: uma mensagem “precisamos da sua presença com urgência” pode causar muita preocupação desnecessariamente. Nesses casos, ser direto é a forma mais sábia de construir um diálogo saudável entre pais e escola — diga sem rodeios qual o problema e o porquê da urgência.

Incentive a participação dos familiares nas reuniões de pais

Nos encontros e nas reuniões, pais e responsáveis têm a oportunidade de conversar com os professores e com a coordenação a fim de conhecer melhor as práticas pedagógicas da instituição. Para que esse momento seja bem aproveitado, é importante incentivar a participação de todos - e não apenas da equipe escolar.

Não vale a pena insistir em reuniões nas quais apenas a escola fala e o restante ouve. O ideal é aproveitar o momento para oferecer aos participantes a oportunidade de contribuir com a melhoria constante do espaço escolar. Nesse sentido, encontros com clima mais leve consistem na melhor maneira de estreitar laços com os familiares.

O contato pessoal é muito importante para aproximar a família do ambiente escolar e ajuda a evitar algum mal-entendido que poderia ser causado por um bilhete. Além disso, trata-se de uma ótima oportunidade para alinhar expectativas e esclarecer pontos importantes das práticas escolares.

Invista em ferramentas e em canais de comunicação

Uma das funções do coordenador escolar é favorecer a comunicação entre escola e família. Para que isso de fato aconteça, é importante adotar ferramentas de comunicação que vão ajudar a manter o diálogo claro, eficiente e produtivo. Além disso, essas ferramentas devem ser divulgadas de maneira adequada, para que os pais possam facilmente recorrer a elas quando for necessário.

Algumas possibilidades nesse sentido são a criação de um endereço de e-mail destinado ao diálogo com os pais ou a divulgação da rede social da escola como espaço para discussão e acompanhamento das novidades.

O esforço e a dedicação da instituição nesse sentido vão demonstrar a preocupação com o desenvolvimento dos estudantes, bem como o cuidado em envolver os familiares com o que acontece de mais relevante na escola.

Use a tecnologia para diversificar os canais de comunicação entre pais e escola

Os recursos tecnológicos se tornaram aliados dos professores, coordenadores e direção em diversos aspectos do cotidiano escolar - incluindo a comunicação com os familiares. Páginas nas redes sociais, grupos de Whatsapp, e-mail e aplicativos voltados para o envio de mensagens escolares são algumas das possibilidades oferecidas pela tecnologia para favorecer a comunicação com os familiares.

Contudo, apostar em apenas uma dessas opções não garante um diálogo adequado. Isso porque nem todos os pais fazem uso das mesmas tecnologias – assim, um grupo pode não ter contas em redes sociais, enquanto o outro não acessa o e-mail com frequência. Nesse sentido, a gestão escolar deve procurar diversificar os seus canais de comunicação, para que diferentes tipos de pais possam entrar em contato com facilidade.

A tecnologia é uma aliada nesse sentido, porque facilita a gestão e o acompanhamento de diferentes canais. Confira abaixo alguns deles:

E-mail direcionado para as famílias;
Grupos de Whatsapp para os pais;
Páginas da escola nas redes sociais;
Site da escola com formulário de contato;
Aplicativos que permitem o envio de mensagens para os pais.

O uso de ferramentas como essas facilita a construção de uma comunicação mais ativa entre pais e escola, diminuindo os possíveis ruídos. Assim, é possível utilizá-las para enviar recados e informativos, disponibilizar notas, divulgar o calendário, tirar dúvidas, receber sugestões e promover discussões.

Manter canais de comunicação diversos e ativos ajuda a escola a atingir diferentes tipos de famílias, de maneira que todos possam participar do processo educativo dos alunos.

Como melhorar o relacionamento entre a família e a escola?

Promover uma comunicação direta e aberta com os familiares é fundamental para aproximar pais e responsáveis dos processos pedagógicos e assim desenvolver os alunos da melhor maneira possível. Ainda assim, a escola deve ir além de se comunicar com as famílias a fim de criar um bom relacionamento com todas as partes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário