Pesquisar este blog

terça-feira, 9 de outubro de 2018

A lenda da borboleta azul


A lenda da borboleta azul, que nos traz uma valiosa lição para a vida


Algumas lendas são tão especiais e profundas que duram por séculos, sendo transmitidas de geração para geração e ensinando lições essenciais para as nossas vidas.

A lenda da borboleta é uma dessas. É uma antiga história oriental que permanece sendo transmitida por seu grande valor. Leia com o coração aberto para absorver conhecimentos que podem ajudar a transformar a realidade de sua vida.

A lenda da borboleta azul

Há muitos anos, um homem ficou viúvo e assumiu total responsabilidade por suas duas filhas. Ele abraçou sua missão com dedicação e cuidou de suas filhas com amor e carinho. As meninas eram muito inteligentes e curiosas, sempre procurando novas coisas para aprender. Todos os dias, elas faziam milhares de perguntas a seu pai, e apesar de responder algumas delas, nem sempre ele sabia tudo, e elas, como resultado, viviam com várias perguntas sem resposta.

Um dia, o homem decidiu mandar suas filhas para morarem por um tempo com um conhecido sábio que seria capaz de resolver todas as suas dúvidas. As meninas se empolgaram com a notícia, e sabiam que poderiam se tornar muito mais sábias com a ajuda do sábio. No entanto, até mesmo as meninas se surpreenderam com o que aconteceu depois.

O velho sábio foi capaz de responder a todas as perguntas das meninas e saciar os seus desejos de conhecimento, entretanto, ainda assim, elas não se sentiram totalmente satisfeitas. Elas planejaram criar uma pergunta tão difícil que nem mesmo o mais sábio poderia responder.

Então, seguindo o plano, uma das irmãs foi ao bosque ao amanhecer e, quando voltou, disse à irmã que tinha ido buscar uma borboleta azul e a tinha colocado em um pote para que não escapasse. Depois, colocou a borboleta em sua mão e explicou à sua irmã qual seria a pergunta que fariam ao sábio:

“A borboleta está viva ou morta?”

Se o sábio respondesse que estava viva, ela iria apertá-la em sua mão e matá-la, e se respondesse que estava morta, ela a deixaria ir. Dessa maneira, não importa o que ele respondesse, estaria errado, e elas poderiam ter sua vitória.

Então, chegou o momento e as irmãs, certas de sua vitória, perguntaram ao velho sábio se a borboleta em sua mão estava viva ou morta. Ele então, sorridente e calmo, simplesmente respondeu: “Depende de você, ela está em suas mãos.”

As meninas, então, perceberam que ainda não tinham conseguido vencer o seu mestre, e que a sabedoria vem em muitas formas.

Essa lenda pode ser interpretada como uma metáfora que nos ensina que nossas vidas estão totalmente em nossas mãos, e que apenas nós somos os responsáveis por nossos sucessos ou fracassos, por mais que muitos resistam a assumir a responsabilidade por seus erros ou acertos.

Aqueles de nós que têm medo de aceitar sua responsabilidade por suas vidas costumam julgar os outros ao seu redor por suas falhas, porque aceitar os próprios erros lhes parece muito difícil, já que exige tempo e dedicação para conhecer a si mesmos.

Nossas vidas são nossas borboletas azuis e todos os dias fazemos a escolha de esmagá-las ou libertá-las.

Todos nós precisamos assumir a responsabilidade por nossas atitudes, apenas assim poderemos viver vidas autênticas, alinhadas aos nossos propósitos e missões.
Fonte: Site O Segredo

Sobre a autora:
Luiza Fletcher
Há três anos escreve para o site O Segredo, um dos maiores portais do Brasil sobre desenvolvimento pessoal. Sua missão é buscar assuntos que nos inspirem a ser uma versão melhor de nós mesmos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário