Pesquisar este blog

terça-feira, 16 de outubro de 2018

Uma inesquecível lenda japonesa sobre amor verdadeiro


“Sakura”: uma inesquecível lenda japonesa
sobre amor verdadeiro

Por Edith Sánchez


A lenda de Sakura nasceu há centenas de anos, no Japão antigo. Naquela época, os senhores feudais travaram batalhas terríveis, nas quais muitos humildes combatentes morreram, enchendo o país inteiro de tristeza e desolação. Os momentos de paz eram muito escassos. Uma guerra ainda nem havia terminado quando a outra começou.

Apesar de tudo, havia uma linda floresta que até a guerra não podia tocar. Estava cheio de árvores frondosas que exalavam perfumes delicados e consolavam os atormentados habitantes do antigo Japão. Não importa quantas batalhas houvesse, nenhum dos exércitos ousou manchar aquela maravilha da natureza.

Naquela linda floresta havia, no entanto, uma árvore que nunca floresceu. Embora estivesse cheia de vida, seus galhos nunca mostravam flores. É por isso que ela parecia magra e seca, como se estivesse morta Ele simplesmente parecia condenado a não gostar da cor e do aroma da floração.

“Tudo o que sabemos sobre o amor é que o amor é tudo o que existe.”
-Emily Dickinson-

A árvore permaneceu muito solitária. Os animais não se aproximaram dela por medo do contágio do seu mal estranho. A grama não cresceu em torno daquela árvore pelas mesmas razões. A solidão era sua única companhia. A lenda de Sakura nos diz que uma fada da floresta foi movida para ver aquela árvore que parecia velha, sendo jovem.

Em determinada noite, a fada apareceu ao lado da árvore e, com palavras nobres, ela a avisou que queria vê-la bonito e radiante. Disse que estava disposta a ajudar e então ele fez uma proposta. Ela, com seu poder, faria um feitiço que duraria 20 anos. Durante esse tempo, a árvore podia sentir o que o coração humano sente. Talvez assim que ele ficaria mais animada e talvez florescesse de novo.

A fada acrescentou que, graças ao feitiço, ele poderia se tornar uma planta e um ser humano, indistintamente, sempre que desejasse. No entanto, se depois de 20 anos ele não pudesse recuperar sua vitalidade e brilho, ele morreria imediatamente.


O encontro com Sakura

Assim como a fada disse, a árvore viu que ele poderia se tornar um ser humano e se tornar um vegetal novamente quando quisesse. Ele tentou ficar muito tempo como humano, para ver se as emoções humanas a ajudavam em seu propósito de prosperar. No entanto, o começo foi uma decepção. Por mais que olhasse em volta, só via ódio e guerra. Então ela se tornava uma árvore novamente durante uma boa temporada.

Os meses foram passando e também os anos. A árvore era como de costume e não conseguia encontrar nada entre os humanos para libertá-la de seu estado. No entanto, uma noite, quando ela se tornou humana, caminhou até um córrego cristalino e lá viu uma bela jovem. Foi a Sakura. Impressionado por sua beleza, a árvore que virou humano se aproximou dela.

Sakura foi muito gentil com ele. Para retribuir, ele a ajudou a levar a água até a casa dela, que ficava nas proximidades. Eles tiveram uma conversa animada em que ambos falavam com tristeza do estado de guerra em que o Japão estava e com a ilusão de grandes sonhos.

O milagre do amor

Quando a menina perguntou a ele qual era o seu nome, a árvore só dizia “Yohiro”, que significa “esperança”. Os dois se tornaram amigos muito próximos. Todos os dias eles se encontravam para conversar, cantar e ler poemas e livros de histórias maravilhosas. Quanto mais eu conhecia Sakura, mais eu sentia a necessidade de estar ao lado dela. Ele contava os minutos para ir ao encontro de jovem.

Um dia, Yohiro não aguentou mais e confessou seu amor a Sakura. Ele também confessou quem realmente era: uma árvore atormentada, que logo morreria porque ele não conseguira florescer. Sakura ficou muito impressionada e silenciou. O tempo passou e o prazo de 20 anos estava prestes a ser cumprido. Yohiro, que mais uma vez assumiu a forma de uma árvore, sentia-se mais triste a cada dia.

Uma tarde, quando a árvore menos esperava, Sakuro chegou ao seu lado. Ela o abraçou e disse que o amava também. Ela não queria que ele morresse, não queria que nada de ruim acontecesse com ele. Então, a fada apareceu novamente e pediu a Sakura para escolher se ela queria permanecer humana ou fundir-se com Yohiro na forma de uma árvore.

Ela olhou em volta e lembrou-se dos campos de guerra desolados e escolheu, então, se fundir para sempre com Yohiro. E o milagre foi feito. Os dois se tornaram um. A árvore então floresceu. A palavra Sakura significava “Flor de cerejeira”, mas a árvore não sabia disso. Desde então, o amor de ambos perfuma os campos do Japão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário