Pesquisar este blog

sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

Não se cuidar é uma forma de agressão



Há muitas maneiras de cuidar de si mesmo, já que todos os comportamentos com os quais mostramos amor, respeito e dedicação estão envolvidos. Quando deixamos de cuidar, estamos tirando valor, subtraindo importância às nossas necessidades e, de alguma forma, estamos nos atacando através da nossa atitude.

Muitos de nós adotamos um papel de cuidador, acreditando que há pessoas que precisam de nossos cuidados, e nós os colocamos antes dos nossos. Pensamos que temos força suficiente para atender a outros antes de nós mesmos. Isso, como veremos ao longo deste artigo, é um grave erro.

“Não é uma questão de passar o cuidado dos outros para o primeiro plano, colocando-os no cuidado de si mesmos; o autocuidado é eticamente o primeiro, na medida em que a relação a si mesmo é ontologicamente a primeira”.
-Michel Foucault-

O cuidado é uma responsabilidade com nós mesmos, para atender a nossa vida física, bem como espiritual, psicológica ou emocional, porque formamos um conjunto e a globalidade de aspectos a serem considerados e é importante não negligenciar nenhum deles.


Compreenda o que significa cuidar de si mesmo

Tente por um momento pensar sobre isso: o que é para você cuidar de si mesmo? O que você está fazendo para cuidar de si mesmo? A nossa forma de cuidar de nós conta muito sobre o que somos agora, pois está intimamente relacionado ao nosso estado de espírito e à nossa autopercepção.

Tomar cuidado significa levar em conta, ouvir nossas próprias necessidades e entender que temos o direito de nos sentir bem. É entender e reconhecer a nossa existência, sabendo que merecemos nosso amor e nossa compaixão além dos julgamentos e punições que impomos.

Estamos cuidando de nós mesmos quando evitamos o que nos causa desconforto: quando nos afastamos de certas pessoas que nos prejudicam, quando colocamos limites aos outros sobre o que queremos e não queremos fazer, e quando nos damos a oportunidade de Tomar decisões por nós mesmos, dando prioridade ao nosso bem-estar

“Não cuidar é uma forma sutil ou auto evidente de auto dano. Às vezes, como em um estado depressivo, a pessoa é tão sem energia para isso; Em outros problemas, o sujeito inverte sua energia contra si mesmo, aumentando a culpa e a autodepreciarão”
-Fina Sanz-


Quando eu paro de cuidar de mim mesmo eu estou me atacando

Ser descuidado e negligenciar-se é uma maneira de nos atacar e nos subestimar. Nossa própria autoestima é afetada quando negligenciamos, porque não estamos cuidando aspectos básicos para o nosso crescimento e aprendizado. Além disso, é bom prestar especial atenção a ele, uma vez que esta forma de agressão é muito sutil e, ao mesmo tempo, prejudicial.

Assim como quando deixamos de regar uma planta, impedindo-a de viver e crescer de forma saudável, também precisamos nos nutrir e atender às necessidades que são a fonte de nossa energia. Desta forma, nos damos a oportunidade de desenvolver e explorar a nossa felicidade.

“Nutrir-se de uma maneira que o ajuda a florescer na direção que você quer é um objetivo possível para alcançar, e você merece esse esforço”.
-Deborah Day-

Somos responsáveis por gerar emoções e sentimentos agradáveis em nossas vidas. Temos a capacidade de tornar nossa felicidade florescer e tornar a nossa existência mais significativa ao compartilhar nosso amor. Passar o tempo tem que ser uma das nossas prioridades para aprender a cuidar de nós mesmos. Como resultado disso, e se o fizermos bem, podemos cuidar melhor dos outros.


Um egoísmo sutil ao negligenciar nossas necessidades

Contrariamente ao que muitas pessoas acreditam, o egoísmo realmente aparece quando somos desconsiderados, quando nos consideramos mais aos outros que a nós mesmos. Longe de ser um gesto altruísta e gentil, é um descuido que nos impede de ouvir e compartilhar o que somos.

Não podemos dar nada que não possamos, e se não temos nosso amor, respeito e compreensão, dificilmente podemos oferecê-lo aos outros. Sem estar cientes, acabamos implorando pelo que não nos damos. Nós nos voltamos para que outros não atendam ao que realmente precisam, mas tentam encontrar sentimentos positivos que não encontramos em nós.

Aqueles de nós, salvadores e cuidadores da vida, desconhecem muito nosso egoísmo, porque acreditamos que estamos no lado oposto do desapego, da generosidade, do altruísmo e da bondade. Mas, para chegar a este ponto, o primeiro passo é escutar a si mesmo, escutar a si mesmo e se amar, mas tudo o que oferecemos será contaminado pela nossa falta de amor próprio.

“A minha própria pessoa deve ser um objeto do meu amor, assim como outra pessoa. A afirmação da vida, da felicidade, do crescimento e da liberdade de alguém está enraizada na capacidade de amar, isto é, no cuidado, no respeito, na responsabilidade e no conhecimento. O indivíduo é capaz de amar de forma produtiva, ele também se ama, se você ama os outros, não pode amar nada”.
-Erich Fromm-

Nenhum comentário:

Postar um comentário