Pesquisar este blog

sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

São Paulo: 465 anos!


Há 465 anos, no dia 25 de Janeiro de 1554 nascia uma grande cidade que hoje é exemplo de polo comercial, educacional e cultural.

Com mais de 12 milhões de habitantes, São Paulo é a cidade mais populosa do Brasil. Aqui residem muitos estrangeiros, a capital possui a maior cidade portuguesa fora de Portugal, japonesa fora do Japão, libanesa fora do Líbano e italiana fora da Itália.

São Paulo é a cidade ideal para quem procura entretenimento e opções de lazer. Mais de 160 museus da região atraem olhares de todo o mundo, o MASP (Museu de Arte de São de Paulo) que é o maior da América Latina e possui centenas de teatros, bibliotecas, espaços culturais e cerca de 260 salas de cinemas. Para os que gostam de estar próximo da natureza, mais de 100 parques e áreas verdes, como o Parque de Ibirapuera que proporcionam uma experiência próxima ao ecossistema natural da capital paulista.

Todos os anos, a prefeitura promove várias atrações para celebrar o aniversário da cidade, em todas as regiões da metrópole.

Em comemoração, diversos eventos são organizados todos os anos para a celebração. Shows ao vivo, exposições artísticas, feiras gastronômicas e circuitos culturais são alguns dos exemplos de programas que os paulistanos e turistas podem experimentar durante os dias festivos do aniversário de São Paulo.

No Aniversário de São Paulo 2019, haverá diversos eventos programados, para mais detalhes consulte o site da prefeitura de SP.

Apesar de feriado municipal e festividades locais, algumas pessoas aproveitam esta data para realizar atividades de conscientização sobre os problemas sociais, ambientais e de infraestrutura que a capital paulista enfrenta.

O dia 25 de janeiro foi escolhido em homenagem à fundação do Colégio dos Jesuítas, considerado o marco zero da maior capital brasileira.

No dia 25 de janeiro de 1554, os padres Manuel da Nóbrega e José de Anchieta fundaram o colégio que seria o centro de educação e formação dos indígenas para se adequarem ao modo de vida dos jesuítas.

A cidade de São Paulo recebeu este nome em homenagem ao apóstolo Paulo. De acordo com a tradição católica, ele teria se convertido ao cristianismo no dia 25 de janeiro, dia de festa para a Igreja Católica. Assim, neste mesmo dia foi celebrada a missa de fundação do Colégio dos Jesuítas.


Fonte: Caderno Mágico de Raquel

Nenhum comentário:

Postar um comentário