Pesquisar este blog

sábado, 5 de janeiro de 2019

Seja como a flor de lótus: renasça a cada dia diante da adversidade



A natureza é tão emocionante que nos dá as respostas que nem sequer pensamos que poderiam existir. Longe de mostrar uma realidade monótona e previsível, cada canto em que a natureza brota livremente nos deixa com um novo ensinamento sobre o que significa habitar neste mundo. Assim é com a flor de lótus.

A natureza não é apenas generosa à ciência, mas aos nossos sentidos e nossa espiritualidade. Tanto é assim que, na grande variedade de manifestações, espécies e fenômenos que produz, encontramos lições autênticas sobre como enfrentar a vida. Teorias psicológicas autênticas sem controle de variáveis ​​ou análise de confiabilidade ou validade, mas que contêm uma mensagem cuja beleza e significado é indiscutível.

Entre todos os fenômenos infinitos e curiosos da natureza está a flor de lótus. Um fenômeno sui generis que é uma metáfora excitante sobre a vida e as adversidades que enfrentamos todos os dias.


A flor de lótus

A flor de lótus é um tipo de lírio d’água, cujas raízes são baseadas na lama de lagos. A flor de lótus tem a semente mais longa e mais resistente: pode aguentar até 30 séculos antes de florescer sem perder sua fertilidade.

A flor de lótus é um símbolo de pureza e beleza que pode surgir de uma terra pantanosa

Esta linda flor emerge e é nutrida pela lama, nos pântanos ou em lugares pantanosos e, quando floresce, sobe na lama. À noite, as pétalas da flor se fecham e a flor submerge sob a água. Ela se fecha para afundar na água, mas ao amanhecer ela sobe novamente sobre a água suja, intacta e sem impurezas pelo arranjo de suas pétalas em forma de espiral.

A flor de lótus tem a peculiaridade de ser a única flor que é fruto ao mesmo tempo: a fruta tem uma forma de cone invertido e está dentro dela. Quando a flor está fechada não cheira, mas quando abre seu aroma lembra o jacinto. Muitos consideram seu aroma hipnótico, capaz de alterar estados de consciência.


Mitologias sobre a flor de lótus

O fascínio com esta flor fez um símbolo fundamental para muitas civilizações ao longo da história. A flor de Lótus é considerada sagrada e um dos mais antigos símbolos com múltiplos significados para os países do Oriente, embora também possamos encontrar múltiplas referências a eles no mundo ocidental.

Na mitologia grega, os lottófagos eram um povo mítico que os antigos identificaram com os habitantes de uma população no nordeste da África. Diz a lenda que uma linda Deusa estava perdida em uma floresta para chegar a um lugar onde a lama abundava, chamada de lótus, onde afundou.

Este espaço tinha sido criado pelos Deuses para seres cujo destino tinha sido falhar na vida. No entanto, a jovem lutou por milhares de anos até conseguir sair de lá, transformada em uma linda flor de lótus, simbolizando o triunfo da perseverança em situações adversas.

No reino budista, o lótus serve como assento ou trono para o Buda ou os Budas e indica um nascimento divino. No mundo cristão, a flor de lótus é o lírio branco que significa fertilidade e pureza. Tradicionalmente, o Arcanjo Gabriel traz à Virgem Maria o lírio da Anunciação.

A flor de lótus e seu significado para a psicologia

A flor de lótus simboliza o poder da resistência psicológica como uma capacidade de transformar a adversidade em potencialidade. Suzanne C. Kobasa, psicóloga da Universidade de Chicago, realizou várias investigações nas quais detectou que indivíduos com personalidade resistente têm uma série de características em comum. Geralmente são pessoas de grande comprometimento, controle e orientadas para o desafio.

“As pessoas mais bonitas que conheci são aquelas que conheceram a derrota, o sofrimento, os combates e a perda, e, mesmo assim conseguiram sair das profundezas”
– Elisabeth Kubler Ross-


Mais tarde, essa explicação foi reconceituada com o termo resiliência, a essência da personalidade resistente. A resiliência é geralmente definida como a capacidade dos indivíduos de superar períodos de dor emocional e grandes adversidades.

A flor de Lótus representa uma metáfora magnífica de como existem pessoas capazes de dobrar a dor e depois implantá-la na forma de serenidade, autocontrole e persistência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário