Pesquisar este blog

sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

Sobre o amanhecer desta sexta-feira 11 de Janeiro


Por que o céu ficou alaranjado no amanhecer desta sexta-feira

Leandro Puchalski

Antes de explicar o porquê do colorido do céu no amanhecer desta sexta-feira em várias cidades catarinenses é preciso lembrar que a luz do sol é branca, cor que resulta da soma das sete cores do arco-íris (vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta).

Quando os raios solares atravessam a atmosfera terrestre, uma parte desses raios luminosos se dispersam nas partículas da atmosfera.

Com o Sol alto, as cores formadas por ondas de maior amplitude contornam essas partículas. Já as ondas de menor amplitude, como o violeta, azul e anil, não conseguem atravessar as partículas e acabam se espalhando e de dispersando em várias direções pelo céu.

Por isso, vemos o Céu azul e Sol amarelo, que é a soma das cores restantes: verde, amarelo, laranja e vermelho.

Agora fica fácil entender por que o céu fica alaranjado

À medida que o Sol nasce ou se põe, seus raios luminosos têm que atravessar um pedaço maior da atmosfera, colidindo com mais obstáculos. Isso por que o sol está bem no horizonte nesses dois momentos do dia, fazendo com que os raios solares percorram uma distância ainda maior do que quando ele está no alto.

Tanto no nascer, quanto no pôr do sol, até as ondas longas, laranja e vermelho, acabam trombando e se desviando pelas partículas da atmosfera, avermelhando gradativamente o horizonte.

Por conta disso, que uma atmosfera mais poluída, com poeiras e fumaças, pode contribuir para um nascer ou pôr do sol mais alaranjado/avermelhado, já que isso aumenta a dispersão dos raios vermelhos.

Outro detalhe é que essa coloração no céu é algo rápido, assim que a posição do sol vai se alterando, a luminosidade vai mudando e alterando as cores que enxergamos no céu.

Confira fotos do amanhecer de hoje em várias cidades catarinenses

 Sexta-feira amanheceu linda em São José (Foto: Luciano Farias)

 Céu rosado na Praia de São Miguel, em Biguaçu (Foto: Miro)

 Nascer do sol em Balneário Barra do Sul (Foto: Claudia dos Santos )

 Céu alaranjado em Laguna nas primeiras horas da manhã (Foto: Cristiano Nunes)

 Vista da enseada do Brito (Foto: Juberto José Kremer)

 Amanhecer em Penha (Foto: Ricardo Corrêa)

Sobre o Autor:

Leandro Puchalski é o meteorologista da NSC Comunicação. Explica como os fenômenos climáticos impactam na vida dos catarinenses.

Fonte: NSC Total 

Nenhum comentário:

Postar um comentário