Pesquisar este blog

domingo, 21 de janeiro de 2018

30 provérbios portugueses repletos de sabedoria



São parte integrante da cultura de Portugal e enriquecem a língua portuguesa de uma forma sublime: 30 fantásticos provérbios portugueses.

Ninguém sabe ao certo como surgiram mas o certo é que vão entrando no léxico do povo e transformam-se, com o tempo, em verdades universais fruto da sabedoria popular acumulada com o tempo. Os provérbios portugueses podem variar um pouco de região para região mas existem ditados populares comuns e usados um pouco por todo o país. A Língua Portuguesa enriquece (enriquece-se) com estes provérbios utilizados pelos portugueses. São ditados populares que se entranham e passam a fazer parte da cultura portuguesa. Alguns deles estão esquecidos na memória apenas dos mais velhos e outros continuam a ser utilizados pelas gerações mais novas.

É muito comum ouvirmos provérbios em situações do quotidiano. Quem nunca ouviu, ao fazer algo rapidamente, que “a pressa é a inimiga da perfeição”. Os ditados populares fazem sucesso, pois possuem um sentido lógico. A maioria é de criação anônima. O provérbio é fácil de decorar e transmitir em função de seu formato simples, curto e direto. Falam sobre diversos assuntos e fazem parte da cultura popular da humanidade e podemos encontrar provérbios para praticamente todas as situações de vida.

O certo é que estas expressões populares se enraizaram de tal forma que chegam mesmo a contribuir para o enriquecimento da língua portuguesa e fazem hoje parte do leque de tradições portuguesas que urge preservar. Descubra 30 fantásticos provérbios portugueses e maravilhe-se com a sabedora popular neles contida.































Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário