Pesquisar este blog

terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Filme Ser e Ter (Etre et avoir)




Ser e Ter é um filme que mostra que a educação depende em alta dose também dos educadores e que a criatividade deve ser o instrumento de toda a vivência escolar. O filme mostra a influência positiva do educador na formação do caráter de seres humanos desde a mais tenra idade. Ser e Ter, de Nicolas Phillibert, é um filme que tem corrido o mundo e encantado  pessoas de várias gerações e  profissões, desde professores, até  pais e mães e todos aqueles que, de alguma forma, estão ligados à missão de ensinar ou de estabelecer procedimentos para a educação e para o desenvolvimento.

A realização pessoal de qualquer indivíduo tem sempre em conta a sua profissão, seja ela qual for. Tudo depende do sentido com que encaramos o trabalho e quais os objetivos que pretendemos alcançar. Esta é a questão principal do filme “Ser e ter”.

A ação decorre nos anos 90, numa pequena escola francesa de província. Um professor concorrera para aquele lugar com um propósito bem determinado: ensinar. Era um desafio. Teria de lecionar na mesma sala para crianças muitos diferentes em idade, conhecimentos e até de raças, pois a mobilidade laboral já chegara à vila. As idades dos alunos variavam dos quatro aos onze anos.

Tópicos de análise:

1. O sentido do trabalho na realização pessoal de cada um.

2. Estabelecer metas e prazos é essencial para resolver os problemas concretos

3. Conhecer a realidade torna possíveis as propostas a apresentar.

4. O exemplo pessoal é o modo mais eficaz de formar os colaboradores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário