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quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Um ditado por dia nas escolas para aprender as regras de ortografia


A prática diária é o que faz o professor

Nas últimas décadas, a educação mudou muito. A introdução de novos métodos de ensino significou deixar as antigas estratégias. E os resultados de todas essas mudanças nem sempre foram positivos, ou pelo menos eles não renderam os resultados esperados. Tal é o caso do ditado, um método que, na França, cruzou as fronteiras escolares para entrar em alguns programas de televisão de grande audiência em que o conhecimento ortográfico dos participantes foi avaliado.

No entanto, pouco a pouco o ditado foi deixado de lado, foi relegado ao fundo, especialmente devido a algumas teorias que alegaram que foi um freio na criatividade e livre expressão dos alunos. Assim, em muitas escolas, o ditado e a leitura em voz alta foram considerados tarefas tediosas que não estimularam a aprendizagem da linguagem.

O que aconteceu agora?

Recentemente, após os resultados catastróficos obtido muitos estudantes franceses em testes de linguagem, as autoridades educacionais decidiram dar um passo atrás, tentando tirar alguma distância para entender o que eles têm feito de errado. Eles querem para colocar um fim à perda da qualidade da educação e restaurar a “glória” desta instituição pública, que já foi considerado entre os mais eficientes no mundo.

Portanto, não é surpreendente que as mudanças recentemente, o ministro da Educação Socialista Najat Vallaud-Belkacem, esqueceu corantes modernista estava propondo que recorrer a velhas receitas como incluir aulas emitido diariamente um padrão que todas as escolas devem seguir.

E não é menos porque os números indicam que o conhecimento das regras gramaticais do francês entrou em colapso nas últimas décadas. Estima-se que em 2010, 51% dos estudantes franceses dominaram a ortografia e a gramática, cinco anos depois, apenas 45% tinham esse conhecimento.

É claro que esta medida também tem vários detratores, que afirmam que um ditador não é mais do que um teste de avaliação. No entanto, outros professores concordam com a medida e pensam que é simplesmente uma questão de voltar para as origens, para fortalecer as bases dos alunos da escola primária.

Qual é o propósito do ditado?

Quando o ditado é feito, primeiro ocorre um processo de compreensão e retenção da estrutura semântica. Os alunos não devem apenas identificar as palavras, mas também entender o texto porque só então eles podem escrever. Portanto, o ditado não só serve para melhorar a ortografia e conhecer as regras da gramática.

Na verdade, também é útil para os alunos aprender novas palavras e seguir o fio da leitura melhor. Além disso, serve como treinamento para que eles aprendam a escrever mais rápido e no futuro eles podem tomar notas. Na verdade, existem diferentes tipos de ditado, o ditador do secretário, por exemplo, implica que os alunos escrevem o que eles lembram e depois trabalham em grupos para construir o texto usando todas as notas.

Por outro lado, existem ditados criativos, nos quais o professor apenas fornece os adjetivos, substantivos, verbos e advérbios do texto para que os alunos adicionem artigos, preposições, pronomes e conjunções. Em outros casos, a parte ditada de uma ideia, e cada aluno cria uma frase, que ditará ao grupo, para compor uma história entre todos.

Claro, o ditado também é muito útil como ferramenta de avaliação e autoavaliação. Os alunos podem ver seus erros e saber em quais aspectos eles devem tentar mais, enquanto o professor pode verificar o progresso da classe e identificar os problemas sobre os quais devem enfatizar mais.


Fonte: Só Escola

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