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terça-feira, 7 de agosto de 2018

Base Nacional Comum Curricular - BNCC


Como trabalhar as competências e habilidades da BNCC?A estrutura da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) se desdobra em competências e habilidades que os alunos devem desenvolver ao longo da Educação Básica. Nesse contexto, um grande desafio consiste em pensar o ensino e as práticas pedagógicas com base nessas competências e habilidades, abandonando o enfoque puramente conteudista.

Como a escola pode adaptar suas práticas de forma a trabalhar as competências e habilidades da BNCC?

Abaixo seguem 5 dicas para trabalhar as competências e habilidades da BNCC


1 Relacionar as habilidades e as competências específicas de área com as competências gerais da BNCC

A Base Nacional Comum Curricular determina dez competências gerais que sumarizam a formação pretendida para os estudantes ao longo da Educação Básica. Essas competências gerais propõem uma formação integral, que considera tanto a dimensão cognitiva quanto a socioemocional.

Além disso, o documento é dividido em segmentos de ensino, que compreendem objetivos de aprendizagem e desenvolvimento (para a Educação Infantil) e competências específicas de área e habilidades (para o Ensino Fundamental).

Sendo assim, o primeiro passo para trabalhar as competências e habilidades da BNCC consiste em estudar e relacionar todos esses elementos da estrutura do documento. Dessa forma, a proposta de cada ano em cada segmento assume um objetivo claro no desenvolvimento das competências gerais dos estudantes.



2 Encarar as habilidades como objetivos de conhecimento de cada etapa

A BNCC segmenta o Ensino Fundamental em cinco áreas do conhecimento, cada uma com seus respectivos componentes curriculares que se dividem em habilidades a serem trabalhadas em cada ano.

Nesse contexto, as habilidades devem ser entendidas como objetivos de conhecimento esperados para cada ano. Isso significa que as habilidades traduzem aquilo que se espera do aluno e do seu desenvolvimento ao final do ano letivo.

Portanto, a equipe docente deve planejar seu trabalho considerando maneiras de se desenvolver, acompanhar e avaliar as habilidades do aluno ao longo de todo o ano.



3 Trabalhar as competências e habilidades da Base de forma gradual

As competências gerais da Base indicam o indivíduo que as escolas devem formar ao longo de toda a Educação Básica, a fim de promover a igualdade e a equidade. Sendo assim, é necessário ter em mente que as aprendizagens essenciais apontadas pelo documento devem ser trabalhadas de maneira gradual, ao longo de cada segmento e cada ano.

Isso é válido tanto para as competências gerais – que devem começar a ser trabalhadas na Educação Infantil até o seu pleno desenvolvimento no fim do Ensino Médio - quanto para as competências específicas de área e de componente e para as habilidades.

Enquanto as competências gerais devem ser desenvolvidas ao longo de toda a Educação Básica, as competências específicas de área e de componente devem ser trabalhadas durante o ciclo e, ao fim do Ensino Fundamental, traduzem o que se espera do aluno na transição para o Ensino Médio. Por sua vez, as habilidades são características de cada ano escolar e devem nortear o trabalho dos professores em cada ano.

Sendo assim, o trabalho das competências e habilidades da Base deve ser pensado de forma gradual, respeitando os objetivos de aprendizagem propostos para os anos e os ciclos.



4 Buscar formas de trabalhar as habilidades e competências de maneira interdisciplinar e contextualizada

A BNCC propõe a formação de um aluno global. Para isso, o documento defende um trabalho interdisciplinar das competências e habilidades, assim como a contextualização dos objetos de conhecimento.

Dessa forma, é importante que os professores de diferentes disciplinas se reúnam a fim de propor atividades e práticas pedagógicas interdisciplinares para desenvolvimento das competências e habilidades.

Além disso, também é fundamental pensar em um ensino contextualizado, que desperta o interesse do estudante ao deixar clara a aplicação prática das aprendizagens.



5 Aliar o desenvolvimento cognitivo ao desenvolvimento das competências socioemocionais

A Base Nacional Comum Curricular defende a formação integral do aluno, que deve ser preparado para enfrentar os diferentes desafios que irá encontrar ao longo de sua vida e de sua carreira. Para isso, é fundamental que as escolas desenvolvam não apenas a dimensão cognitiva, mas também a socioemocional.

Assim, é necessário que a escola instigue os alunos a desenvolver a criatividade, o pensamento crítico, a colaboração, a comunicação e outras competências essenciais para a resolução de problemas do mundo contemporâneo.

Da mesma forma como acontece para as competências gerais da BNCC, as competências socioemocionais também devem ser trabalhadas de maneira gradual e integrada ao longo de toda a Educação Básica, por meio de atividades que podem ser propostas por todos os professores.


Conclusão

A BNCC propõe uma grande transformação para a Educação Básica, uma vez que defende um desenvolvimento dos alunos que vai muito além da capacidade cognitiva e que se baseia em competências e habilidades.

Nesse sentido, trabalhar essas competências e habilidades de maneira gradual e integrada, alinhadas ao desenvolvimento socioemocional e com objetivos de conhecimento claros para cada ano e ciclo é muito importante para a formação de um aluno preparado para alcançar o sucesso.

Fonte: Par – Plataforma Educacional


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