Pesquisar este blog

segunda-feira, 20 de agosto de 2018

Por que a culpa é sempre dos outros?



“Só concordo em parte com Luís Fernando Veríssimo, quando ele mostra, em ótima crônica, que o povo não presta, que toda ruindade do país resulta da existência do povo. Veríssimo, me desculpe, mas atribuir tudo de ruim só ao povo é incorreto e incompleto: o povo é aquilo mesmo, talvez até mais, porém, não é o único responsável por tudo o que está errado.

Temos OS OUTROS, que também não prestam. A anarquia que reina no Congresso nada tem com o povo, que não vota leis. São OS OUTROS que votam. OS OUTROS fumam nos ônibus e elevadores e nem se preocupam com as boas maneiras ou as proibições. OS OUTROS que obedeçam, dizem cinicamente OS OUTROS.

O povo não é corrupto. Não tem nunca essa oportunidade. Tudo fica para OS OUTROS. Só OS OUTROS têm acesso às mutretas. Até aqueles deputados que foram eleitos pelo povo esquecem do povo na hora de se aproveitar e só lembram DOS OUTROS. Quem é culpado de transmitir a AIDS tão rapidamente? OS OUTROS. OS OUTROS, que não usam camisinha e se relacionam na maior promiscuidade. As filhas DOS OUTROS, cedo se perdem e ficam passando a doença.

Vocês já observaram as greves dos ônibus? Muitos motoristas e trocadores querem trabalhar, mas OS OUTROS não deixam, fazem piquetes e ainda furam pneus. O povo é culpado? De maneira nenhuma! O povo é vítima DOS OUTROS. Na escola, quem é mal comportado? Quem não sabe as lições? Os filhos DOS OUTROS, naturalmente, porque OS OUTROS não sabem educar os filhos.

OS OUTROS são culpados de haver sonegadores, aproveitadores e picaretas, que se justificam dizendo que “se eu não fizer, os outros fazem”. “Se eu não sonegar, OS OUTROS sonegam”, e assim por diante, numa prova indiscutível de que perniciosos são OS OUTROS.

Quem é que não sabe votar? Quem fura as filas? Quem dirige sem cuidado, achando-se dono das ruas, só porque tem carro? Quem entra na contramão? Quem buzina quando abre o sinal verde? Quem é que gosta de dupla caipira? Quem? Quem? OS OUTROS. Ninguém mais!

Alguém já viu ou teve notícia de acidente de trânsito que não seja provocado PELOS OUTROS? Nunca! Eu, quando viajo, nem me preocupo comigo, mas com OS OUTROS, que são irresponsáveis, ultrapassam nas curvas, guiam com excesso de velocidade etc. OS OUTROS, sempre OS OUTROS. OS OUTROS são nossa desgraça!

Mas, quem são, afinal, OS OUTROS? Devem ser sobrenaturais, pois nunca OS OUTROS se identificam. Todos criticamos ou nos escondemos por trás DOS OUTROS, todos projetamos NOS OUTROS os traços ruins de nossa personalidade, todos esperamos que OS OUTROS cumpram com o nosso dever, mas ninguém diz quem OS OUTROS são. Os próprios OUTROS não se reconhecem. Com certeza, lendo esta crônica, OS OUTROS vão achar que OS OUTROS a quem me refiro são OS OUTROS.

Uma última acusação, gravíssima: OS OUTROS plagiam os bons cronistas brasileiros. Esta crônica, por exemplo, parece coisa DOS OUTROS…”

Autor: LUCIANO LIRA, publicada no jornal CORREIO DA SEMANA, Sobral (CE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário