Pesquisar este blog

sexta-feira, 31 de agosto de 2018

Sites confiáveis para pesquisar dados


A apresentação de dados estatísticos na redação é uma estratégia argumentativa utilizada para desenvolver os argumentos, enriquecê-los, credibilizá-los e, dessa forma, convencer o leitor. Apesar de ser uma interessante forma de valorizar as ideias apresentadas, é preciso tomar cuidado com quais dados estão sendo expostos em seu texto, para que não corra o risco de perder pontos na argumentação. É fundamental que eles sejam reais e que as fontes sejam confiáveis.

Confira os sites abaixo:

1. SciELO: a Scientific Electronic Library Online é uma biblioteca eletrônica, que disponibiliza uma coleção de periódicos científicos.  Esses periódicos possuem pesquisas relevantes que poderão ser citadas em sua redação.
   
2. IBGE: o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística é o principal provedor de dados e informações do país. No site, além das estatísticas internas, eles divulgam pesquisas de outros órgãos confiáveis. Há, ainda, o SIDRA, um banco de tabelas estatísticas para a consulta, vinculado ao IBGE. São inúmeros indicadores sociais, sobre diversos assuntos.
   
3. Instituto Datafolha: o Datafolha foi criado como um departamento de pesquisas e informática para um jornal, tornando-se independente com o passar dos anos e sendo considerado hoje um dos mais importantes institutos de pesquisa de opinião do Brasil.
  
4. IPEA: o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) é vinculado ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão. As pesquisas fornecem informações relevantes para que ações governamentais sejam feitas. 
  
5. CAPES: o Portal de Periódicos da Capes dá acesso gratuito a mais de 38 mil publicações, nacionais e internacionais, além de uma base de dados sobre praticamente todas as áreas de conhecimento, como as ciências exatas, biológicas, humanas, as engenharias, dentre outras, o que possibilita uma pesquisa mais direcionada ao assunto em pauta.
Site: http://www.periodicos.capes.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário