Pesquisar este blog

sábado, 18 de agosto de 2018

Motivos para zerar a redação do Enem


309.157 candidatos zeraram a redação no Enem 2017, devido a inúmeros fatores. O manual do participante é claro: há 9 motivos que levam um texto a receber nota zero. Confira o que deve ser evitado na produção do texto:

Fuga total ao tema

É preciso desenvolver o assunto proposto, o chamado tema da redação. Caso o aluno não direcione as ideias ao foco da discussão, terá o texto zerado. Para não correr o risco de cometer este erro, fique atento ao que está sendo pedido, procure palavras-chave, que levam ao comando da proposta. Preze pelos detalhes do tema.

Não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa

Este gênero demanda que o aluno desenvolva as ideias em prosa, com a apresentação de uma tese, defendendo argumentos de forma impessoal e ao longo de parágrafos. O aluno não pode, por exemplo, criar um poema sobre o tema!

Extensão de até sete linhas 

O Enem disponibiliza um espaço de 30 linhas para que o candidato disserte sobre o tema. Quem faz apenas 7 linhas tem o texto desconsiderado, afinal, nem daria para comprovar nada em um número tão reduzido de texto. Isso acontece, muitas vezes, por falta de inspiração.

Cópia integral de texto(s) motivador(es) da proposta de redação e/ou de textos apresentados no caderno de questões 

Os textos de apoio servem para o que o próprio nome diz: apoio. Não está ali para ser copiado, apenas para direcionar, fazer o aluno pensar. Copiar os textos motivadores e apresentá-lo como ideia própria é plágio, por isso leva à perda total dos pontos na prova. 

Impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação 

Cansou de escrever e resolveu fazer um desenho no meio do texto para elucidar suas ideias? Pode até ser criativo e possivelmente faça o corretor rir, mas a nota será zero.

Parte deliberadamente desconectada do tema proposto 

Contextualizar uma música na argumentação, por exemplo, é completamente válido, mas escrevê-la “do nada”, de forma desarticulada do texto, leva à nota zero. Saiba relacionar e colocar as ideias na redação para que não seja considerado falta de coesão.

Assinatura, nome, apelido ou rubrica fora do local devidamente designado para a assinatura do participante 

Para garantir o sigilo e a imparcialidade, o ENEM não permite que o corretor tenha acesso ao nome do candidato que produziu o texto. A avaliação é feita única e exclusivamente sobre a escrita. Imagine a situação em que o corretor reconhece o nome de um candidato e resolver dar uma nota alta ou baixa por isso? Injusto, não é? Por isso, a identificação tem um lugar específico. Identificar-se de qualquer forma no texto leva à anulação da redação. 

Texto integralmente em língua estrangeira 

Até mesmo os candidatos estrangeiros que prestam o exame devem escrever a redação em língua portuguesa, afinal, a prova irá medir os níveis de proficiência de possíveis candidatos às universidades do Brasil. Não são aceitos textos em qualquer língua que não seja o português.

Folha de redação em branco

Muitas vezes, por falta de tempo, alguns alunos acabam não conseguindo transferir o texto da folha de rascunho para a oficial de correção. Infelizmente, o ENEM não considera esses casos. Organize o tempo e não se esqueça de passar a limpo para a folha de resposta.



Nenhum comentário:

Postar um comentário