Pesquisar este blog

quarta-feira, 29 de agosto de 2018

Entre le Murs (Entre os muros da escola)


“Uma sala de aula na periferia de Paris simboliza o choque cultural presente na França contemporânea: François Marin, um professor francês, busca formas de se aproximar de seus estudantes asiáticos, africanos, árabes e franceses. O longa é baseado no livro homônimo de François Bégaudeau, protagonista da narrativa”.

Entre os muros da escola é um filme que deixa uma sensação de desconforto porque sentimos que estamos ali, junto daquele professor, naquela sala de aula, assistindo como meros estagiários, uma realidade que logo será nossa. Uma observação que nos encarrega de pensar as problemáticas na estrutura da instituição e buscar propostas para uma melhor relação com aqueles alunos que demonstram pouco interesse ou que se deixam levar pelas situações do cotidiano, deixando interferir no ambiente escolar.

O tema central do enredo é a difícil relação entre professor e aluno, nos dois sentidos. Durante o ano letivo, ele terá de enfrentar muitos desafios para ensinar essa turma que tem alunos de origens diversas. A pior idade do desenvolvimento de um ser humano é a 7ª série. Nesse fatídico ano, normalmente começa a puberdade e o jovem sente-se no dever de desafiar todas as autoridades. Também é comum nessa faixa etária acessos de completa idiotice, como as gozações a plenos pulmões em salas de cinema. O filme Entre os Muros da Escola consegue retratar bem o temperamento intragável desses rebeldes sem causa. A identificação com situações reais será imediata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário