Pesquisar este blog

segunda-feira, 27 de agosto de 2018

Programa fala sobre 20 anos do Enem e relembra primeira edição



Os 20 anos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se destaca na edição desta sexta do Rede Escola, às 19h, na TV Escola. Uma reportagem especial relembra a primeira edição do exame, que tinha 63 questões e a redação com o tema “Viver e Aprender”. Ao logo dos anos o Enem mudou muito e hoje é o principal meio de acesso às universidades públicas e particulares. A equipe do Rede Escola foi às ruas conversar com estudantes e saber deles quais as expectativas para a prova desse vigésimo ano do Enem.

A edição desta semana vai levar o espectador para conhecer de perto o Núcleo Avançado em Educação (Nave), que tem iniciativas pedagógicas que transformam o conceito de ensino e aprendizagem. Uma escola que surgiu de uma PPP – Parceria Público Privada – entre o Instituto Oi Futuro com as secretarias de Educação do Estado do Rio de Janeiro e Pernambuco e que ensina com base na produção de games, aplicativos e produtos audiovisuais.

Educação – A Rocinha, uma das mais populosas comunidades do Rio de Janeiro, também está presente na revista eletrônica de educação da TV Escola. Um lugar que tem história para contar, uma delas a de um projeto pioneiro de inovação na educação: Ginásio Experimental de Novas Tecnologias Educacionais (Gente), onde os adolescentes são protagonistas de seu próprio percurso de aprendizado, utilizando a tecnologia como ferramenta inovadora e de potencialização educacional. Rede Escola foi até lá para conferir de perto esse projeto que vem ajudando crianças e adolescentes da região.

A tecnologia tem mais uma participação no programa. Uma entrevista exclusiva com Romero Raposo Filho, titular da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), do MEC. O secretário vai conversar sobre os desafios e propostas para o setor.

E em sua coluna semanal, o jornalista especializado em educação, Antônio Gois, fala sobre um livro, divulgado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento, que aponta razões para a queda de prestígio da carreira de professor. Uma delas tem a ver com uma boa notícia, as novas possibilidades no campo de trabalho para as mulheres. Mas que traz, como consequência, a diminuição do interesse delas na carreira de professora.

Rede Escola é exibido todas as sextas, às 19h, com reprises aos sábados, às 16h; domingo, às 12h; e segunda-feira, às 12h30. Todos os programas da série estão disponíveis no site da TV Escola.

Assista o programa também no canal da emissora no YouTube.

Fonte: TV Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário