Pesquisar este blog

sexta-feira, 20 de julho de 2018

Competência 1 da Redação do Enem


Para conseguir a nota máxima na redação do Enem, é preciso atentar-se aos mínimos detalhes do que é cobrado nas cinco competências da prova. Neste post, iremos falar sobre a competência 1, que avalia se o participante domina a modalidade escrita formal da Língua Portuguesa. O objetivo é que o candidato compreenda o que será cobrado pela banca de correção relativo a este critério.

• A competência 1 irá avaliar se o aluno atende às regras gramaticais e se escreve de forma a garantir fluidez da leitura, por meio da construção das frases.

• A linguagem formal é obrigatória para o gênero dissertativo-argumentativo cobrado no Enem. Isso é indicado, inclusive, no comando da proposta. Portanto, de forma alguma poderá haver registro informal ou marca da oralidade no texto.

• Para garantir a boa avaliação das construções sintáticas, é preciso observar se os períodos estão completos e claro quanto às ideias.

• Erros de convenção de escrita são considerado os de acentuação, ortografia, separação silábica, uso do hífen e uso de letras maiúsculas e minúsculas.

• Erros gramaticais dizem respeito à concordância verbal e nominal, flexão de nomes e verbos, pontuação, regência verbal e nominal e colocação pronominal.

• Erros de vocabulário estão relacionados à seleção de palavras, que devem ter sentidos apropriados no texto.

Dicas para escrever bem e corretamente:

Leitura e escrita se complementam. Quem lê bastante, internaliza as normas da língua e conseguem escrever de forma correta espontaneamente. Assim como quem escreve bastante, sabe organizar a linha de pensamento e compreende melhor o processo de leitura.

Treine e saiba identificar suas dificuldades. Nem todo mundo conhece todos os uso da crase ou sabe todas as regras da vírgula de cor. Principalmente com a vigência do Novo Acordo Ortográfico, ainda restam muitas dúvidas sobre o que mudou e o que permaneceu das regras antigas. Com a prática, e por meio do feedback da correção, será possível focar em conteúdos que se tenha mais dificuldades.

Consulte materiais diferentes para auxiliá-lo. A gramática é um livro valioso, mas você pode estudar por meio de vídeo, fazendo questionários temáticos, com jogos, entre outros recursos que estão, principalmente, na internet!

Revise seu texto como se fosse o corretor. Incorpore o papel de avaliador e vá em busca dos erros. É um exercício importante, interessante e que gera autonomia para que você não deixe erros passarem despercebidos.

Fonte: Inep


Nenhum comentário:

Postar um comentário