Pesquisar este blog

quinta-feira, 26 de julho de 2018

Competência 3 da Redação do Enem


O Enem avalia o texto do aluno na competência 3 observando 4 habilidades: seleção, relação, organização e interpretação de informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. Iremos analisar juntos, neste post, cada um desses aspectos e como você deve se preparar! Confira:

O aluno deve possuir todas essas habilidades avaliadas na competência 3 para que tenha estratégias para defender seu ponto de vista, a tese. 

• Selecionar ideias significa escolher, separar informações dentre as inúmeras que pensamos ao nos depararmos com o tema. A capacidade de selecionar dita a expressividade do repertório sociocultural. Portanto, é importante não se ater aos textos motivadores e demonstrar autoria.

Pensando no objetivo de persuasão do leitor, é preciso selecionar as ideias mais fortes, as que você, de fato, saberá fundamentar e contextualizar de forma eficiente no texto.

• Relacionar ideias e informações é essencial para a boa defesa da opinião. Trata-se da coerência estabelecida por você em relação ao que está sendo dito e o que foi proposto como tema. Um argumento deve complementar o outro e estar bem direcionado à resposta ao comando.

O aluno deve ficar atento para que um parágrafo complemente o outro, sem parecer que uma ideia está dissociada da outra, afinal, pensamos no texto com um todo.

• Organizar está muito relacionado a selecionar, pois aqui trata-se da hierarquização das ideias. Como sabemos que há as mais relevantes e as menos expressivas, é preciso pensar, agora, na disposição desses argumentos no texto. Onde irão chamar mais atenção, por exemplo. Argumento mais forte no primeiro ou segundo parágrafo de desenvolvimento?

Pensar em detalhes como este podem fazer a diferença na percepção do corretor em relação ao seu texto. Além disso, organizar uma lógica que direciona o leitor a entender o que está sendo defendido aumenta suas chances de conseguir uma nota mais alta.

•Interpretar ideias é importante para que você direcione a argumentação para a resposta ao tema de forma eficiente. É imprescindível que se compreenda a melhor estratégia para contextualizar os argumentos, para que indiquem, claramente, que você compreendeu o que foi solicitado na discussão.

A leitura atenciosa dos textos motivadores direciona o raciocínio para a escrita do texto. Além disso, separar alguns minutinhos para entender o tema em si, faz com que você consiga identificar o comando da proposta, e não corra o risco de tangenciar ou fugir ao assunto proposta (Entenda AQUI como interpretar os temas do Enem).

Fonte: INEP

Nenhum comentário:

Postar um comentário