Pesquisar este blog

segunda-feira, 30 de julho de 2018

Competência 4 da Redação do Enem


Esta competência avalia se o aluno demonstra conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. Quais são esses mecanismos? Como eles atuam de forma benéfica em seu texto e como ser capaz de demonstrá-los? Confira:

O que são mecanismos linguísticos?

Em nossa língua, há recursos cuja função é organizar os períodos dos parágrafos e os parágrafos do texto. É o encadeamento das ideias feito por meio de preposições, conjunções, advérbios e locuções adverbiais. Eles são importantes para garantir coesão textual e uma boa relação entre as ideias dispostas na redação.

Como você será avaliado nesta competência?

O corretor irá observar se os parágrafos estão bem construídos, se há uma relação clara entre eles, como de causa e consequência, comparação ou exemplificação, por exemplo. Além disso, medirá o tamanho dos períodos, já que não é ideal nem que eles sejam muito curtos e nem muito longos. Uso de estratégias para referenciar termos é importante, com o propósito de não haver repetição deles ao longo do texto.

Dicas importantes:

● Cuide para que palavras e períodos tenham uma boa articulação: leia e releia-os refletindo se ficará claro para o leitor o que está sendo dito.
● Garanta a progressão textual, ou seja, a resposta de um período em relação ao outro. Ideias desconectadas são penalizadas nesta e na competência III.
● Não se esqueça de construir parágrafos, observe o recuo para que não fique muito pequeno e nem exageradamente espaçado.
● Estude e empregue corretamente os conectores: errá-los pode comprometer e muito a ideia que se quer passar. Por exemplo, há uma diferença entre “mas” e “mais”. O primeiro tem sentido de oposição a algo que foi dito anteriormente, quando se quer negá-lo, por exemplo. Já o segundo tem sentido de adição de ideias. Imagine confundir os dois? Por isso, preste atenção!
● Busque ler bastante para aumentar seu repertório vocabular: variar termos ao longo da redação torna a leitura mais agradável e rebuscada.

Fonte: INEP

Nenhum comentário:

Postar um comentário