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terça-feira, 24 de julho de 2018

Competência 2 da Redação do Enem


A competência 2 da redação do Enem diz respeito à compreensão do tema proposto, abordagem de conceitos de outras áreas do conhecimento e adequação à estrutura do gênero dissertativo-argumentativo. Este post destina-se ao que é essencial para ter a possibilidade de compreender esta competência.

O que a banca avalia nesta competência:

O corretor irá observar se você é capaz de desenvolver o tema de forma direcionada, em um texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em que expõe o conhecimento sobre o assunto e tenta argumentar sobre ele por meio de um ponto de vista, exposto na tese da introdução.

O que fazer:

• Procure compreender bem a proposta para não tangenciá-lo acidentalmente ou, ainda, fugir ao tema. Leia atentamente os textos motivadores, pois eles direcionam o candidato sobre o foco esperado para o desenvolvimento do assunto.

• Não se atenha ao desenvolvimento de ideias expostas nos textos da prova, eles servem como apoio. Extrapole-os, demonstre que seus conhecimentos vão além, fuja do senso comum, pois grande parte dos candidatos não preparados irão desenvolver justamente aquelas ideias, e elas serão consideradas previsíveis, portanto, a nota será mais baixa.

• Em hipótese alguma você deverá copiar trechos dos textos, sob risco de ter a redação zerada.

• Seja incisivo quanto ao seu ponto de vista, não fique apenas apresentando uma série de dados e fatos sem que o seu vocabulário indique que eles foram apresentados para fundamentar sua opinião.

• Traga para o texto informações que você adquiriu ao longo da vida, seja na escolas ou nas demais experiências. Relacionar o tema com a sua realidade de aprendizados é enriquecedor para o texto e ajuda a credibilizar suas ideias, as tornando plausíveis e persuasivas.

• Esteja sempre informado sobre as discussões da atualidade, para chegar preparado para discutir quaisquer temas. Assista aos jornais, leia bastante e estude o que tem sido pauta em sociedade. Isso irá aperfeiçoar o tão importante repertório sociocultural.

Fonte: INEP

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