Pesquisar este blog

domingo, 7 de outubro de 2018

Antologia, de Ruy Barbosa


 
"Estas vozes tão elevadas, este rumor, essa multidão são sinais de um mundo novo; a consciência brasileira desperta, ela está viva, ela se reergue. Não está mais disposta a sofrer os coices das brutalidades, imbecilidades e ferocidades.

Povo brasileiro! Reclamai, e vos escutarão; exigi, e tereis; ordenai, e sereis obedecido; sabei querer, e tudo vos cederá. Reatai a vossa história, honrai os vossos maiores, e não vos esqueçais dos vossos filhos, as crianças. Haveis de colocá-las acima de todas as coisas, acima até da vossa existência. [...]

Não sejais descuidado, não sejais indiferente, não deixeis de ser firme, resoluto, intrépido na obra da vossa regeneração, na reivindicação dos vossos direitos, na guerra aos corrompidos, aos parasitas.

Sede prudente, sede moderado, sede humano, sede justo. Guardai a ordem. Acatai a autoridade legitima. Mas não sufoqueis a voz dos vossos impulsos mais nobres. Não deixeis de trazer à mão as boas armas da vossa dignidade, as santas armas da justiça, para o combate do bom direito.

E marchamos a passos ousados, firmes e certeiros.
Avante, povo brasileiro!"

— Ruy Barbosa, jurista, político, diplomata, escritor, filólogo, jornalista, tradutor, orador e um dos intelectuais mais brilhantes do Brasil.

Trecho do livro Antologia de Ruy Barbosa (editado).

Nenhum comentário:

Postar um comentário