Como organizar um projeto de
pesquisa
Parte externa do projeto de pesquisa, que contém informações de
identificação do trabalho científico. Deve possuir as seguintes estruturas:
• Nome da instituição (centralizado, em letras maiúsculas, fonte Arial
ou Times New Roman, tamanho 14.
• Nome(s) do(s) autor(es) em letras maiúsculas, tamanho 14.
• Ao centro da página, título do trabalho e subtítulo (se houver) em
negrito com letras maiúsculas, em tamanho 16.
• Na parte inferior da página, a cidade e o ano com letras maiúsculas e
tamanho de fonte 14.
2. Folha de rosto
Vem imediatamente após a capa e apresenta elementos mais específicos
para a identificação do trabalho. Deve possuir as seguintes estruturas:
• Nome do(s) autor(es) em letras maiúsculas e fonte tamanho 14.
• Título e subtítulo do trabalho (se houver) em negrito, letras
maiúsculas e fonte tamanho 16.
• Informações sobre o trabalho: nome da instituição a qual será
submetido o projeto, área de concentração, professor orientador. Tais
informações deverão ser redigidas em fonte tamanho 12 e com alinhamento do meio
para a direita.
• Local e data centralizados, em letras maiúsculas e fonte tamanho 14,
localizados na parte inferior da página.
3. Ilustrações, tabelas
São elementos opcionais. Deverão conter todas as ilustrações e tabelas
apresentadas no decorrer do projeto, sinalizadas com a sua localização
(página).
4. Lista de abreviaturas
Elemento obrigatório. Deve conter todas as siglas e abreviações e seus
respectivos significados.
5. Sumário
É onde aparecem as divisões do trabalho, os capítulos e as seções.
Todas as folhas do trabalho, a partir da folha de rosto, devem ser
contadas sequencialmente, mas não numeradas. A numeração só é colocada a partir
dos elementos textuais (ex. introdução, desenvolvimento e conclusão) em
algarismos arábicos.
6. Introdução
Deve conter elementos como:
Problema de Pesquisa:
Toda pesquisa científica, parte da formulação de uma ou mais perguntas.
O problema de pesquisa tem que, essencialmente, ser uma pergunta,
devendo, também, ser empírico (baseado
na experiência e na observação e não em percepções pessoais), preciso (nada de perguntas vagas),
delimitado a uma dimensão viável
(quanto maior a dimensão da pesquisa, menor é a precisão das informações
coletadas) e solucionável.
Hipóteses:
Hipótese é “a proposição testável que pode vir a ser a solução do
problema”.
É a suposição de coisas que podem responder ao problema de pesquisa. Ao
final do projeto de pesquisa, a hipótese deverá ser negada ou comprovada.
Objetivos:
• Deve responder a pergunta “para quê?”
• Devem ser claros e precisos e discriminados com verbos no infinitivo,
que determinam ação.
• Deve conter um objetivo geral (mais amplo, é o propósito geral da
pesquisa) e objetivos específicos.
• O objetivo é a meta do seu trabalho, é aonde o pesquisador quer chegar
com a pesquisa.
Dica: use verbos como
“descobrir, analisar, discutir, esclarecer, procurar, realizar, medir,
produzir, localizar, diagnosticar, etc.”.
Justificativa:
• Responde a pergunta: “por quê?”
• Qual a importância da pesquisa nos âmbitos teórico, metodológico e/ou
empírico?
• Inclua fatores que determinaram a escolha do tema de estudo e das referências,
por exemplo.
7. Referencial Teórico
É o que sustenta a pesquisa, uma vez que possui toda a fundamentação
teórica.
Valorize os conhecimentos já produzidos pela humanidade ou por
cientistas. Deve incluir fontes provenientes de livros, pesquisa em internet ou
em outros meios de informações disponíveis no mercado.
8. Metodologia
Deve constar todos os procedimentos que serão utilizados na pesquisa,
como, por exemplo:
• Tipo de pesquisa: é de natureza exploratória, descritiva ou
explicativa?
• População e amostra: informações sobre o universo a ser estudado.
• Coleta e análise de dados: quais as técnicas que serão utilizadas para
coletar dados (questionários, entrevistas, observação, experimento…)? Descreva
todas as informações obtidas de maneira clara e precisa.
• Deve ser minuciosa e extremamente detalhada.
9. Recursos
Quais os equipamentos necessários para a realização da pesquisa?
Descreva-os! (câmeras de vídeo, material de laboratório, cartazes…)
10. Cronograma
Estabeleça metas e prazos. Refere-se ao “quando” da pesquisa.
Faça uma tabela que informe a atividade a ser realizada, o responsável e
o dia que deverá ser feita a parte da pesquisa.
11. Referências
• Listagem em ordem alfabética de todas as fontes de pesquisa utilizadas
durante a elaboração do projeto.
• Podem ser utilizados livros, jornais, revistas, dicionários, internet,
artigos científicos, entre outros.
• Deve-se enfatizar que, para cada tipo de referência, há uma
organização padrão determinada pela ABNT.
12. Apêndice
O apêndice é um elemento opcional do projeto de pesquisa, que possui um
conteúdo elaborado pelo próprio autor e visa a melhor compreensão do projeto
científico.
13. Anexos
Elemento opcional, com conteúdo e material elaborados por terceiros, que
servem para embasar a pesquisa científica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário