A redação do Exame Nacional do
Ensino Médio (Enem) é avaliada de acordo com cinco competências. Cada
competência vale de zero a 200 pontos e a nota final corresponde à soma dessa
pontuação – podendo chegar a 1000 pontos.
Quatro desses cinco critérios
envolvem, basicamente, saber escrever e argumentar bem. Mas o quinto exige
“elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os
direitos humanos”.
Isso quer dizer que a redação
deve não apenas apresentar uma tese sobre o tema, apoiada em argumentos
consistentes, mas também oferecer uma proposta de intervenção na vida social.
1. A
prova pede uma intervenção, não uma solução: As questões sociais
apresentadas na prova são frequentemente complexas e muitas vezes históricas –
ou seja, já recebem atenção da sociedade e dos governos há muito tempo.
Portanto, não se espera que o candidato, apresente uma proposta que vá resolver
a situação, mas sim enfrentá-la. E essa proposta não precisa necessariamente
ser original e inédita. Ela pode envolver medidas já propostas no passado ou
ampliar ações já adotadas (como aumentar o valor de multas, por exemplo). O
importante é que essa proposta seja apresentada com bons argumentos.
2.
Detalhe sua proposta: Propostas completas são fundamentais para garantir os
200 pontos, porque expressam sua capacidade de compreender a abrangência e
complexidade de questões sociais e de como podem ser encaminhadas. É
recomendável que a proposta de intervenção social contemple mais de uma ação.
Sua
proposta deve conter:
Síntese
–
Explicite por que sua proposta interfere positivamente na questão colocada.
O agente ou agentes sociais – Quem
implementará a proposta: a família, a comunidade, secretarias municipais ou
estaduais de saúde, de educação, o Ministério da Educação ou da Cultura, um dos
governos (federal, estadual ou municipal), as escolas da Educação Básica, as
universidades, organizações governamentais?
Implementação – Como ela será
feita? (com a adoção de um programa de governo e por meio de atendentes
presenciais, como assistentes sociais ou enfermeiros; por campanhas públicas de
comunicação, por campanhas educativas, com a inclusão nos livros didáticos, com
distribuição de recursos como alimentos, remédios, vacinas…).
Outros mecanismos – Sugerir formas
de custeio demonstra compreensão dos diferentes mecanismos existentes e
possíveis, como um novo imposto, verba do orçamento público, taxas sociais,
criação de fundos de governo, participação da iniciativa privada, royalties de
exploração do petróleo etc. Procure informar-se a respeito.
3.
Respeite os direitos humanos: Desrespeitar os direitos humanos em sua redação
pode zerar a sua nota. Para garantir que sejam levados em conta, no entanto, é
preciso inteirar-se sobre o que são eles.
Reflita: “Será que a
implantação de minha ideia prejudicaria ou seria injusta com algum grupo na
sociedade? A realização do projeto que defendo aqui traria algum dano ambiental?
Essa proposição traz argumentos contrários àqueles defendidos pelos movimentos
sociais? Se a resposta for sempre “não”, provavelmente você está no caminho
certo.”
4.
Situe a questão nos níveis individual e social: A proibição de desrespeitar os
direitos humanos na sua redação já sugere a preocupação da prova com essas duas
dimensões, a do indivíduo e a coletiva, da sociedade. Isso porque inúmeras
questões sociais só podem evoluir e melhorar com mudanças de comportamento das
pessoas. Pense, para sua argumentação, aspectos envolvendo as duas dimensões e
como sua proposta interfere em cada uma delas.
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