Pesquisar este blog

sábado, 29 de setembro de 2018

Propondo uma intervenção social na redação do Enem




A redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é avaliada de acordo com cinco competências. Cada competência vale de zero a 200 pontos e a nota final corresponde à soma dessa pontuação – podendo chegar a 1000 pontos.

Quatro desses cinco critérios envolvem, basicamente, saber escrever e argumentar bem. Mas o quinto exige “elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos”.

Isso quer dizer que a redação deve não apenas apresentar uma tese sobre o tema, apoiada em argumentos consistentes, mas também oferecer uma proposta de intervenção na vida social.

1. A prova pede uma intervenção, não uma solução: As questões sociais apresentadas na prova são frequentemente complexas e muitas vezes históricas – ou seja, já recebem atenção da sociedade e dos governos há muito tempo. Portanto, não se espera que o candidato, apresente uma proposta que vá resolver a situação, mas sim enfrentá-la. E essa proposta não precisa necessariamente ser original e inédita. Ela pode envolver medidas já propostas no passado ou ampliar ações já adotadas (como aumentar o valor de multas, por exemplo). O importante é que essa proposta seja apresentada com bons argumentos.

2. Detalhe sua proposta: Propostas completas são fundamentais para garantir os 200 pontos, porque expressam sua capacidade de compreender a abrangência e complexidade de questões sociais e de como podem ser encaminhadas. É recomendável que a proposta de intervenção social contemple mais de uma ação.

Sua proposta deve conter:

Síntese – Explicite por que sua proposta interfere positivamente na questão colocada.
O agente ou agentes sociais – Quem implementará a proposta: a família, a comunidade, secretarias municipais ou estaduais de saúde, de educação, o Ministério da Educação ou da Cultura, um dos governos (federal, estadual ou municipal), as escolas da Educação Básica, as universidades, organizações governamentais?
Implementação – Como ela será feita? (com a adoção de um programa de governo e por meio de atendentes presenciais, como assistentes sociais ou enfermeiros; por campanhas públicas de comunicação, por campanhas educativas, com a inclusão nos livros didáticos, com distribuição de recursos como alimentos, remédios, vacinas…).
Outros mecanismos – Sugerir formas de custeio demonstra compreensão dos diferentes mecanismos existentes e possíveis, como um novo imposto, verba do orçamento público, taxas sociais, criação de fundos de governo, participação da iniciativa privada, royalties de exploração do petróleo etc. Procure informar-se a respeito.

3. Respeite os direitos humanos: Desrespeitar os direitos humanos em sua redação pode zerar a sua nota. Para garantir que sejam levados em conta, no entanto, é preciso inteirar-se sobre o que são eles.

Reflita: “Será que a implantação de minha ideia prejudicaria ou seria injusta com algum grupo na sociedade? A realização do projeto que defendo aqui traria algum dano ambiental? Essa proposição traz argumentos contrários àqueles defendidos pelos movimentos sociais? Se a resposta for sempre “não”, provavelmente você está no caminho certo.”

4. Situe a questão nos níveis individual e social: A proibição de desrespeitar os direitos humanos na sua redação já sugere a preocupação da prova com essas duas dimensões, a do indivíduo e a coletiva, da sociedade. Isso porque inúmeras questões sociais só podem evoluir e melhorar com mudanças de comportamento das pessoas. Pense, para sua argumentação, aspectos envolvendo as duas dimensões e como sua proposta interfere em cada uma delas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário