Pesquisar este blog

sexta-feira, 22 de junho de 2018

Claude Monet


Claude Monet, pintor impressionista francês, é considerado um dos mais importantes artistas do impressionismo.



O termo “Impressionismo” surgiu devido sua obra “Impressão, nascer do sol”, de 1872.



Isso porque na I Exposição Impressionista realizada no ano de 1874, em Paris, o grupo de artistas foi chamado pejorativamente pelos críticos de “impressionistas”.

Impressão, nascer do sol, 1872

Na imagem Soleil Lévant (Nascer do sol), é a mais célebre e importante obra de Claude Monet. Representa o nascer da manhã no porto de Havre, com uma névoa cerrada sobre o estaleiro e os barcos e as chaminés ao fundo da composição. O título da obra acaba por denominar o grupo dos pintores impressionistas. O termo impressionismo surgiu quando foi feita uma crítica a esta tela pelo pintor e escritor Louis Leroy: "Impressão, nascer do Sol” – eu bem o sabia! Pensava eu, justamente, se estou impressionado é porque há lá uma impressão. E que liberdade, que suavidade de pincel! Um papel de parede é mais elaborado que esta cena marinha." A expressão foi usada originalmente de forma pejorativa, mas Monet e os seus colegas adotaram a designação  de Impressionistas.



Monet e seus amigos pintores pegaram da palavra e a adotaram para batizar a revolução que faziam na arte da pintura. Nascia o Impressionismo.



Fontes: http://www.marmottan.fr/

Nenhum comentário:

Postar um comentário