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domingo, 3 de junho de 2018

Enem 2018




ALGUNS ASPECTOS QUE MERECEM ATENÇÃO NA HORA DE PRODUZIR SEU TEXTO

1) A primeira avaliação do corretor começa pela LETRA, ORGANIZAÇÃO E PROPORÇÃO DOS PARÁGRAFOS. Se o candidato tem uma letra que dificulta a compreensão, certamente o avaliador tende a ficar um pouco desmotivado, afinal, terá que decifrar as ideias ao longo do texto. Parágrafos extremamente discrepantes em termos de tamanho também passam uma impressão de desordem e pouco cuidado com a estruturação. Capriche na letra, organize-se no rascunho e saiba dividir o número de linhas para o número de parágrafos.

2) No primeiro parágrafo: uma INTRODUÇÃO BEM ELABORADA faz com que o seu avaliador crie boas expectativas a respeito de suas ideias. Faça alusões históricas, cite um pensador relevante, chame a atenção do seu leitor.

3) Destaque a TESE NA INTRODUÇÃO, afinal, não apresentá-la compromete, e muito, a nota do aluno, por não atender a uma característica fundamental do gênero. Seja claro ao denotar sua opinião a respeito do assunto em pauta, já direcionando sobre quais aspectos irá desenvolver a argumentação.

4) Ao terminar a leitura do primeiro parágrafo, o corretor irá avaliar de que forma você introduz o desenvolvimento, esperando que faça o USO DE CONECTIVOS E EXPRESSÕES COESIVAS, que denotam a capacidade de estabelecer conexão entre um parágrafo e outro.

5) O argumento deve ser devidamente introduzido nos parágrafos de desenvolvimento por meio de um TÓPICO FRASAL. Ele indica a ideia central a ser discutida e direciona o corretor a analisar se o aluno irá focar na resposta àquele argumento de forma completa.

6) A sequência de ideias para COMPROVAR O ARGUMENTO escolhido, será cobrada pelo corretor. Preze pela estruturação do pensamento de forma a convencer o leitor de que seu ponto de vista é válido.

7) EXEMPLOS, além de contextualizar o leitor sobre o assunto, denotam o seu conhecimento sobre a situação. O corretor se vê situado sobre como aquilo que está sendo discutido acontece, e essa estratégia é valorizada.

8) APRESENTAR CONSEQUÊNCIAS do problema mostra que você compreende a dimensão e gravidade do que afirma ser um problema, e ele irá avaliar sua capacidade de apresentar essa relação.

9) Assim como o texto no geral, os parágrafos devem ter um início, meio e fim. Portanto, não se esqueça de FINALIZAR OS PARÁGRAFOS, como forma de indicar o propósito de ter apresentado aquela ideia.

10) Caso a tese seja do tipo roteiro, o corretor irá avaliar se o texto SEGUE UMA ORDEM DE PENSAMENTO. Argumentos mais fracos devem vir primeiro, os mais fortes depois.

11) A VARIEDADE DE CONECTIVOS também será cobrada. O avaliador quer perceber o conhecimento de variados operadores argumentativos, repertório vocabular diversificado. Estude e grave mais de um conectivo de cada sentido.

12) AVISAR QUE ESTÁ TERMINANDO O TEXTO por meio de um conectivo é essencial. Uma das observações mais importantes por parte do corretor é se o texto é coeso, possui relações entre as partes bem estabelecidas.

13) As PROPOSTAS DE INTERVENÇÃO COMPLETAS garantirão ao candidato a nota máxima na competência específica que a avalia. Para isso, o corretor deverá ler no parágrafo final QUEM resolverá os problemas que você apresentou, DE QUE FORMA e qual a FINALIDADE depois da efetivação da sua ideia.

14) O corretor irá refletir ao final da correção de seu texto se você denotou AUTORIA, FUGINDO DO SENSO COMUM. A reflexão crítica do assunto traz credibilidade ao que foi dito. Pense nisso, invista no estudo dos diversos assuntos sociais para ser capaz de extrapolar os textos motivadores e diferenciar sua argumentação das demais.

15) Tenha AUTORREVISÃO para não deixar passar erros de ortografia, acentuação e pontuação e perder pontos na competência que avalia a norma culta. Nesse processo, será possível observar, também, se seu texto possui linearidade de pensamento, coerência.

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