Pesquisar este blog

domingo, 24 de junho de 2018

Festividades do mês de Junho


Durante todo o mês de junho ocorrem as festas em homenagem aos santos católicos: São João, São Pedro e Santo Antônio. A origem do nome da festa que a princípio era chamada de “joanina” vem provavelmente do fato de ocorrer em junho, mas existe outra versão que diz que o nome tem origem em países católicos da Europa e seria em homenagem apenas a São João.

Essas festas vão além da tradição que alegra o povo, pois também representam um importante momento econômico devido ao fato de que a magia da época atrai os turistas. Muitos brasileiros e até estrangeiros vindos, sobretudo, da Europa visitam as cidades nordestinas para acompanhar os festejos e vivenciar os costumes típicos da época.





 Curiosidades:

 - O mês de junho é conhecido também como o mês das noivas porque dia 13 de junho é o dia de Santo Antônio, considerado o santo casamenteiro. Inspiradas pela tradição e pela brincadeira que causa curiosidade, muitas mulheres solteiras que querem se casar fazem simpatias para o santo. Nesse dia também as igrejas católicas distribuem o “pãozinho de Santo Antônio”. Acredita-se que o pão traz sorte para as moças solteiras que desejam matrimônio e para que nunca falte o alimento nos lares que o recebem.

- As comidas típicas mais representativas dessa festa tornaram-se presentes em razão das boas colheitas na safra de milho nessa época do ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário