Pesquisar este blog

sábado, 9 de junho de 2018

Junho Vermelho


No dia 1º de junho, em todo o Brasil, começou a campanha "Junho Vermelho". O objetivo é conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue, principalmente nessa época do ano, em que o frio e a chuva afastam os doadores dos centros de coleta.
Para incentivar as doações, a OMS (Organização Mundial da Saúde) instituiu em 2004 o dia 14 de junho como o Dia Mundial do Doador. E há três anos, o governo catarinense regulamentou a lei que criou o Junho Vermelho em Santa Catarina, dedicando um mês inteiro às campanhas de conscientização.

A gerente técnica do Hemosc (Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina), Patricia Carsten, disse que esta é uma campanha especial, mas há necessidade de doadores todos os dias, porque o ano todo as pessoas precisam de sangue. Segundo o Hemosc, para manter os estoques em nível satisfatório seria preciso 450 doações diárias, mas nem sempre isso acontece.

A doação é rápida, dura cerca de 10 minutos, e são retirados cerca de 400ml de sangue de cada doador, o que pode salvar muitas vidas.

No Site da instituição, é possível acompanhar a situação dos estoques de cada tipo sanguíneo, em tempo real. Também é possível encontrar todas as informações necessárias para se tornar um doador.







Nenhum comentário:

Postar um comentário