Pesquisar este blog

segunda-feira, 18 de junho de 2018

Dicas para Produção textual


Há inúmeras formas de iniciar o texto, e cabe a você, portanto, escolher a mais adequada ao seu estilo de escrita e argumentação. Observe, a seguir, alguns tipos de introdução e suas especificidades:

ALGUNS TIPOS DE INTRODUÇÃO E SUAS ESPECIFICIDADES

CITAÇÃO – Você pode iniciar o texto com uma citação relevante relacionada ao tema.

DEFINIÇÃO – Esta é uma forma simples e interessante de iniciar o texto: definindo, ou seja, explicando o assunto.

EXEMPLIFICAÇÃO – Neste caso, você inicia o texto com algum dado estatístico, uma notícia, lei ou conhecimento de mundo que diz respeito ao tema.

ALUSÃO HISTÓRICA – Neste modelo de introdução, você apresenta um fato histórico que remete ao tema e compara-o à discussão na atualidade. O Enem cobra do aluno a capacidade de demonstrar conhecimentos de mundo e um bom repertório sociocultural, fazendo desta alternativa uma boa forma de dar credibilidade à sua argumentação.

AFIRMATIVA – Neste caso, você faz uma espécie de declaração sobre o assunto logo no início, com uma frase de impacto, mas que não seja exagerada. O objetivo é chamar a atenção do leitor, por exemplo, com uma afirmação crítica.

COMPARATIVA – Neste modelo de introdução, você pode comparar o tema com algo semelhante ou oposto ao que se discute.


ALGUNS TIPOS DE CONCLUSÃO E SUAS ESPECIFICIDADES

SINTETIZE SEUS ARGUMENTOS: Levando em consideração que nesse momento do texto você precisa apresentar uma solução para o problema que foi levantado ao decorrer do texto. Mas, cuidado! Antes de apresentar a solução do problema, o ideal é que você comece a conclusão fazendo um resumo do que foi visto anteriormente.

EVITE REPETIR IDEIAS ESCRITAS ANTERIORMENTE: antes de começar a escrever a conclusão, o aluno leia tudo o que é escreveu até o momento com bastante atenção. Isso vai te ajudar a organizar as ideias, conseguir visualizar todos os pontos que você escolheu abordar ao longo do texto e assim fica mais se posicionar diante da releitura. Além disso, isso vai te ajudar a não repetir as ideias que já foram apresentadas anteriormente.

RESPEITE OS DIREITOS HUMANOS E O GOVERNO: Você deve tomar cuidado com dois elementos na hora de produzir a sua redação: as questões que envolvem os direitos humanos e o Governo Federal do Brasil. No primeiro caso, preste atenção para não concordar com situações que infrinjam os direitos humanos. Isso pode fazer com os avaliadores descontem pontos de você na hora da correção. No segundo caso, lembre-se que a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é aplicada pelo próprio Governo. Então, fique sempre atento quando tiver que opinar sobre as questões que envolvam o Governo.

NÃO ESCREVA NOVOS ARGUMENTOS: O nome já diz tudo: conclusão. Ou seja, esse é o momento de concluir, finalizar o seu texto. Não traga novos argumentos para o texto. Tenha em mente sempre que esse é um momento de concluir a ideia, se posicionar perante o assunto e sugerir algo para resolver o problema. Em outras palavras, não faça novos levantamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário