Pesquisar este blog

terça-feira, 19 de junho de 2018

Dicas de Redação


A introdução precisa de atenção e organização, para que ela direcione o leitor quanto ao seu raciocínio, além de não se esquecer dos aspectos essenciais para a sua construção.
Veja as dicas abaixo:

A INTRODUÇÃO DEVE CONTEXTUALIZAR O TEMA NA ÍNTEGRA: Seja esclarecedor. Não parta do pressuposto de o que leitor teve acesso aos textos motivadores como você. Se ele não souber nem mesmo o tema, deverá descobrir por meio da sua introdução. Portanto, não seja vago, subjetivo.
A INTRODUÇÃO DEVE CONTER, OBRIGATORIAMENTE, UMA TESE: A tese representa o seu ponto de vista sobre o assunto a ser discutido. Ela deve indicar a problematização que você fará a respeito do tema. Esquecer da tese é considerado um erro grave e compromete significativamente a sua nota.
SEJA OBJETIVO: É importante ressaltar que você não deve, ainda, desenvolver suas ideias, pois essa parte virá depois. Pense na introdução como um roteiro para os próximos parágrafos.
A INTRODUÇÃO DEVE TER 5 OU 6 LINHAS: É preciso ser breve, mas não deixe a introdução incompleta, portanto, organize-se, tendo em vista todos os detalhes que precisam estar no parágrafo. Nunca faça parágrafo frasal, que é aquele composto por apenas um período.
SELECIONE O QUE COLOCAR NA INTRODUÇÃO: Lembre-se de que todas as informações devem ser retomadas, mesmo que de forma breve, em algum momento do texto, já que fazem parte da composição geral e não podem ficar como “pontas soltas” na redação. Além disso, pondere bem se a informação é apropriada para a introdução ou se poderia ser encaixada em algum outro momento do texto, como argumento, por exemplo.

Uma das formas de elaborar um bom parágrafo de desenvolvimento é seguindo estes 3 passos básicos:

Apresentação de um tópico frasal: tópico frasal é a ideia central do seu argumento, aquilo que você acredita ser a situação-problema relacionada ao tema e que será o foco de discussão do parágrafo. Geralmente é apresentado por uma frase breve que sintetiza o seu pensamento sobre a situação. Pode ser elaborado como uma afirmação, uma comparação ou uma referência histórica, por exemplo.
Fundamentação da ideia: depois de apresentar a situação-problema, você deve comprovar a ideia. Procure responder às seguintes questões: por que tal problema acontece? Como acontece? Há exemplos, dados ou reflexões teóricas a respeito? Essas informações devem aparecer e denotam credibilidade ao que você afirma.
Fechamento da ideia: trata-se de retomar, reafirmar o tópico frasal, com o propósito de indicar que o seu ponto de vista foi válido e, portanto, claramente fundamentado por meio das respostas as questões citadas anteriormente.

Para a proposta de intervenção (conclusão) Pense: é possível que essa proposta aconteça?

A proposta deve estar completa, ou seja:
APRESENTAR OS AGENTES: quem será responsabilizado pela proposta?
APRESENTAR OS MEIOS: de que forma a proposta entrará em vigor?
APRESENTAR OS PROPÓSITOS: qual será o resultado final desta proposta?

Tudo o que for problematizado na argumentação deve ser resolvido ao final. Portanto, o número de propostas é variável de acordo com o que for apresentado por você. É preciso bom senso, pois o espaço é limitado e as ideias devem ser bem desenvolvidas, não simplesmente “jogadas” no texto. Problemas não resolvidos ou intervenções para uma situação não apresentada anteriormente serão penalizadas.
É importante dividir as responsabilidades e não culpabilizar exclusivamente o governo. Apresente uma intervenção social. Qual é o papel da sociedade frente ao problema? Seja consciente.
Procure aprofundar seu conhecimento sobre os vários órgãos governamentais e suas funções, para designá-los de forma direcionada: Governo, ONGs, Mídia, Indivíduo, Família, Escola e Sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário