Pesquisar este blog

quinta-feira, 14 de junho de 2018

Refletindo...


A ARTE DE EDUCAR

Não existe um manual infalível para bem educar nossos filhos. É o exemplo, o trabalho, a convivência, a oração e a fé que arrastam para o bem.

Os pais precisam de uma atualização constante. O mundo anda rápido e não podemos ficar pelo caminho.

Nossas ações têm influência direta no comportamento e na formação da personalidade de nossos filhos: pais omissos, fechados, sem diálogo e agressivos, possivelmente terão como resultado filhos problemáticos.

Precisamos conhecer a nós mesmos, aceitar nossos limites. Ter consciência dos valores em que acreditamos, pois é de acordo com eles que vamos impor limites aos nossos filhos.

É preciso que haja diálogo dentro da família, que as regras sejam discutidas e explicadas aos filhos antes de serem dadas, porque no momento que se estabelece uma ordem, ela não pode mais ser mudada, conforme a pressão exercida pelos filhos.

A ordem é a expressão da autoridade. Precisamos ser claros, coerentes, ter bom senso e educar nossos filhos usando ao mesmo tempo a firmeza e o afeto, para que assim eles compreendam que os amamos e que só queremos a sua felicidade e realização.

Escola de Pais de Xanxerê

Nenhum comentário:

Postar um comentário