Pesquisar este blog

domingo, 16 de setembro de 2018

6 maneiras de motivar os alunos a estudar


Por Amanda Sampaio

Hoje em dia, com as diversas distrações do mundo moderno competindo com os estudos — como a internet, as redes sociais, os games e os smartphones, por exemplo —, motivar os alunos a estudar se tornou um desafio e tanto na vida dos educadores.  Como o professor desempenha um papel decisivo na motivação de seus alunos em relação aos estudos, é preciso inovar.

Mas como colocar isso em prática? Confira seis dicas para incentivar os alunos a estudar!

1. Ofereça recompensas

Uma atitude que ajuda o professor a motivar os alunos nos estudos consiste em oferecer recompensas por tarefas cumpridas. Seja por meio de pontos extras ou de outras pequenas vantagens em sala de aula — como a possibilidade de escolher temas de trabalhos, por exemplo —, o educador pode sim aumentar o engajamento dos alunos com o estudo. Pense em recompensas viáveis e as ofereça em troca de esforço e dedicação.

2. Evite fazer ameaças

Deméritos, perda de pontos, notas ruins nas avaliações e provas. Saiba que ameaças desse tipo podem não ser formas muito efetivas de incentivar seus alunos a estudar. Se o estudante tem facilidade com a disciplina e consegue sustentar um bom desempenho mesmo sem estudo, por exemplo, essas ameaças não surtirão efeito algum. Nessas horas, o professor deve ser mais criativo e encontrar outras maneiras de motivar seus alunos.

3. Defina metas

Assim como um líder de equipe tem que motivar seus funcionários, um professor também pode alcançar esse objetivo por meio de metas e objetivos claros.

Dessa maneira, além de cumprir o conteúdo programático padrão da disciplina, o professor pode estabelecer metas como a melhoria no desempenho de seus alunos nas provas, a resolução bem-sucedida de ao menos 60% dos exercícios propostos e o bom resultado em simulados de provas oficiais — como o ENEM, por exemplo.

Utilize de provas e gabaritos antigos para também ir desenvolvendo o desempenho nos alunos.

4. Mantenha o bom humor

Proporcionar um clima leve e descontraído pode ser mais um motivo para que seus alunos tenham prazer em frequentar a sala de aula. Claro que existem momentos para as brincadeiras e momentos de seriedade, mas saber dosar cada um deles e empregar o bom humor de maneira respeitosa certamente é uma boa tática para despertar o interesse da turma.

5. Desafios para motivar os alunos

Alunos precisam ser constantemente desafiados, afinal, muitas vezes é exatamente por meio de um problema difícil ou da proposição de uma questão mais complexa em sala de aula que eles se sentem motivados a pesquisar novas fontes, estudar e encontrar soluções. Jamais negligencie a capacidade que uma gincana, uma atividade de charada ou um dever em forma de desafio têm de motivar seus alunos!

Ocasionalmente, mudar o cenário da aula também ajuda a aguçar a atenção e despertar o interesse dos estudantes. Uma aula de História pode ter como cenário um museu da cidade, assim como uma aula de Biologia pode muito bem ser encaixada no parque mais próximo. Essas são ótimas formas de transformar a rotina em sala de aula e garantir maior engajamentos dos alunos. Outra opção é propor atividades extraclasse, que consistem em uma prática pedagógica interessante que vai além do convencional.

6. Procure conhecer bem seus alunos

O que mais interessa seus alunos? Se for tecnologia, por exemplo, que tal usar ferramentas tecnológicas na sala de aula? Sua turma também pode ser motivada por filmes, personagens literários, alguns tipos de jogos e assim por diante. O importante é que você transforme esse interesse em um intermediário entre o conteúdo proposto e a motivação do aluno. Isso faz com que os estudantes fiquem entusiasmados e se dediquem mais aos estudos.

Dessa forma, a tecnologia pode ser inserida de diversas formas no dia a dia da escola. Ela pode até mesmo ser utilizada para identificar os pontos fortes e fracos dos alunos.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário