Pesquisar este blog

segunda-feira, 17 de setembro de 2018

Relembrando fatos históricos de Xanxerê / SC


Xanxerense recorda momentos vividos no antigo cinema do município. Veja as fotos!

O xanxerense Neri de Paula recorda de alguns momentos que vivenciou no cinema.

Muito se fala sobre o antigo cinema que existia em Xanxerê. São várias recordações de momentos marcantes que vários xanxerenses e moradores de municípios próximos vivenciaram. As memórias da infância de grande parte da população, também foram levadas pela enchente que atingiu o município em 1983 e destruiu a estrutura do local.

De lá para cá, vários foram os assuntos abordados para, talvez, uma possível reconstrução, porém, nada foi concretizado. O xanxerense Neri de Paula recorda de alguns momentos que vivenciou no cinema. Na sua memória ele guarda a apresentação de peças culturais, filmes e também shows.

“Eu lembro que as primeiras peças de teatro que vi na minha vida, foram no cinema de Xanxerê. Vieram peças de Blumenau, Curitiba, as crianças vinham das escolas e lotavam a estrutura. Fora isso, tinha os filmes, os quais aguardávamos ansiosamente pelos domingos para poder ir assistir. Normalmente era o filme dos Trapalhões, Tarzan, Teixeirinha, e Charles Chaplin”.


Neri começou a frequentar o cinema do município com oito anos. Segundo ele, a fila para poder adentrar no local, nos domingos à tarde, era imensa.

“Lembro também das rádios fazendo propagandas imensas. Nem sempre as pessoas tinham acesso aos shows, porque os ingressos eram caríssimos. Mas para os filmes de domingo à tarde, todos faziam um esforço para prestigiar. Era cinema, pipoca e sorvete. A alegria de todos estava garantida”.

Outra recordação de Neri, era quando as fitas dos filmes quebravam. “As fitas às vezes arrebentavam, então o barulho de bater de pés das crianças, era ensurdecedor, até não emendar, o barulho não parava. Era aventura com um pouco de medo. Ficávamos deslumbrados com tudo”.

Apesar de todas as recordações, o xanxerense lamenta a não reconstrução do local.

“O cinema era usado também para shows. Quando a enchente levou, destruiu totalmente. O rio passava em baixo da estrutura, inclusive do palco. Depois disso a cidade nunca mais teve um movimento para construir um cinema ou teatro. E isso se paga caro até hoje, porque por mais que se tenha talento em vários setores da arte, não há um espaço para que essas pessoas possam se apresentar”.

Fotos: Lembranças da enchente de 20 de Julho de 1983 guardadas por familiares do Sr. Ivo Zolet (in memoriam):








 Fonte: Lance Notícias

Um comentário: