Pesquisar este blog

quarta-feira, 12 de setembro de 2018

Literatura - Humanismo



CONTEXTO HISTÓRICO

O Humanismo foi um movimento filosófico surgido dentro das transformações culturais, políticas, sociais, religiosas e econômicas, em que o homem é considerado como o centro do universo. Enquanto no Trovadorismo Deus era o centro de tudo (teocentrismo), no Humanismo o homem passa a ser o centro de interesse da cultura (antropocentrismo). Ou seja, o Homem era capaz de refletir e discernir seus caminhos, cultivar terras, possuir comércios e criar suas próprias políticas de convívio.

Assim, com a invenção da imprensa, as grandes navegações, a crise do sistema feudal (início do mercantilismo) e o aparecimento de nova classe social (burguesia), surge uma nova visão do ser humano, questionando os velhos valores num impasse desenvolvido entre a fé a razão.

Nascido na Itália no século XV, o Humanismo rapidamente difundiu-se pela Europa durante o século XVI, em diversos campos do conhecimento e das artes: literatura, escultura, artes plásticas, etc.

Os humanistas representavam os estudiosos da cultura antiga, que se dedicavam aos estudos dos textos da antiguidade clássica greco-romana.

CARACTERÍSTICAS DO HUMANISMO

• Racionalidade (capacidade de exercer a própria razão);

• Antropocentrismo (o homem no centro do universo);

• Cientificismo (explorar a realidade é adotando o método científico);

• Modelo Clássico (ordem - clareza - medida - equilíbrio - decoro - harmonia e bom gosto);

• Valorização do ser humano e das emoções (emoções humanas começaram a ser mais valorizadas pelos artistas);

• Busca da beleza e perfeição (acreditar que existe uma solução perfeita para todos os problemas e, além disso, acreditar que essa é a forma que deve ser buscada);

• Surgimento da burguesia (classe social que surgiu nos últimos séculos da Idade Média, por volta do século XII e XIII, com o renascimento comercial e urbano. Dedicava-se ao comércio de mercadorias (roupas, especiarias, joias, etc.) e prestação de serviços (atividades financeiras)).

PRINCIPAIS AUTORES HUMANISTAS

Fernão Lopes (1380 – 1460)


Expressando-se em um estilo elegante, elaborado, mas sóbrio, sem maneirismos ou afetações, Fernão Lopes é também o primeiro prosador português de quem se pode dizer que o estilo identifica o homem. As marcas dessa individualização revelam-se: na expressão vibrante e arrebatadora, próxima da epopeia; na plasticidade das descrições, que permitem uma visualização palpitante das cenas; na capacidade de prender a atenção do leitor em um suspense contínuo, com ações simultâneas, cortes abruptos na narrativa, digressões; na habilidade dos diálogos que conferem dramaticidade às ações e revelam qualidades teatrais; na densidade dos retratos psicológicos das personagens presentes na imaginação do leitor os vultos históricos do passado; na combinação de feitos individuais e de movimentos de massa na mesma unidade de ação, fazendo convergir acontecimentos múltiplos para um desfecho; no ardor polêmico em que se alternam o tom colérico, indignado e o tom irônico, depreciativo; tudo isso revestido de uma linguagem sóbria, cuidada, às vezes próxima do coloquial.

Obras

São atribuídas a Fernão Lopes as seguintes crônicas: Crônicas de D. Pedro; Crônica de D. Fernão; Crônica de D. João I (1ª e 2ª partes).

As suas crônicas transbordam de visualidade, realismo descritivo e dramatização, que a par de uma simplicidade linguística a todos atrai. Embora a sua obra não seja extensa a Crônica de D. João I é considerada uma obra-prima.


Gil Vicente (1465?-1536?)


Dramaturgo e poeta lírico português, que, desde inícios do século XVI, se encontrava na corte, onde organizava festas e comemorações de acontecimentos importantes (como nascimentos ou esponsais). Escreveu 44 peças (vários gêneros).

→ Sua obra circulava, em parte, através de folhetos impressos, em literatura de cordel, datando a primeira compilação das suas peças de 1562. 

→ Teve alguns dos títulos proibidos ou expurgados pela censura inquisitorial.

→ A divisão das peças de Gil Vicente em gêneros não é pacífica nem estanque, mas, com intuito didático, pode-se fazer a seguinte classificação:
autos: de moralidade, como o Auto da Alma e a Trilogia das Barcas, cavalheirescos e pastoris;
farsas: com destaque para a Farsa de Inês Pereira;
alegorias: de temas profanos: como o Auto da Índia.

→ O teatro vicentino é um teatro de sátiras e de ideias.

→ Seus personagens representam tipos humanos e sociais:
o clero, devasso e descuidado do cumprimento dos seus deveres religiosos: Auto da Barca do Inferno, Auto da Barca da Glória;
a nobreza: Auto da Barca do Inferno;
o povo: Auto da Feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário