Pesquisar este blog

quarta-feira, 26 de setembro de 2018

Leitura - Romeu e Julieta


Características do Romantismo em Romeu e Julieta




 Romeu e Julieta, obra de Frank Dicksee (1884)

O amor como impedido e irrealizado, transformando-se em histórias de amores suicidas ou destinados a um desfecho trágico.



Romeu e Julieta é símbolo do amor incompreendido e levado ao extremo da existência. Na literatura romântica, muitos autores escolheram o amor e seus conflitos como assunto primordial de seus romances, como que são impossibilitados de viverem o amor descoberto tardiamente, sendo a morte a única forma de união dos dois apaixonado, por serem impedidos pelos interesses familiares e sociais. O duelo pela conquista da felicidade plena, exige força sobre humana frente às provações que são impostas aos pares amorosos e, muitas vezes, a união de duas almas gêmeas só é possível por meio da morte.

Muitos amores impossíveis e destinados ao assassinato, ao suicídio, ou a outras formas de catástrofes, foram amplamente explorados na literatura romântica, em que os autores escolhiam o amor e seus conflitos como assunto primordial de seus romances.

vem associado à tirania dos sentidos, marcando-se por interferir na parcela sensual da alma e, há dois discursos sobre o Amor: o Amor é um jogo deplorável, um mal e/ou uma possessão divina, um jogo sagrado.

No entanto, é por esse Amor tão complexo e difícil que a alma humana atinge a soberania. Assim é a obra Romeu e Julieta: amor impossível, as ações trágicas levadas às últimas consequências, intriga entre as famílias dos apaixonadas e, no final, a morte, única forma de unir os amantes tão sofridos.



ROMEU E JULIETA: características relacionadas a segunda geração do Romantismo


 Romeu e Julieta - Versão moderna


- O mal do século, onde Romeu e Julieta morrem jovens, pelo amor;


- Mulher idealizada, onde Julieta é vista como figura feminina e inacessível;


- Byronismo, Romeu odiava a luz do dia e se entregava aos vícios;


- Fuga da realidade, onde a loucura os fez casar escondidos;


- Sentimentalismo, Romeu e Julieta conversam por meio da poesia romântica exageradamente;


- Satanismo, a briga entre as duas famílias;


- Essa geração do Romantismo mostra que os personagens vivem insatisfeitos com o rumo que as coisas tomam, desencantados diante a vida e se entregando aos vícios a espera de conseguir o amor da pessoa amada.

                              Olivia Hussey e Leonard Whiting em cena de “Romeu e Julieta”

Nenhum comentário:

Postar um comentário