Pesquisar este blog

quarta-feira, 5 de setembro de 2018

Dicas de Leitura para Crianças em Diferentes Fases


Como estimular as crianças a gostarem de ler


A leitura é a principal ferramenta para o desenvolvimento intelectual da criança. A prática é essencial para estimular o pensamento criativo, que será primordial para qualquer área que ela escolher seguir quando crescer. Por isso, é tão importante estimular esse hábito nos pequenos desde os primeiros anos de vida. Para ajudá-lo, a Editora TodoLivro criou um guia com os livros mais indicados para cada idade.

0 a 3 anos

Nessa idade, as crianças ainda utilizam o tato como principal forma de conhecer o mundo, por isso, você deve optar por materiais manuseáveis, como plástico e pano. O conteúdo deve ser prioritariamente formado por gravuras e com diferentes texturas. Outra prática importante e ler para eles.

Dicas de Leitura


3 a 6 anos

Com essa idade, os pequenos terão os primeiros contatos com as palavras durante a pré-escola, porém, o estímulo não pode ser exclusivo dos professores, os pais tem papel fundamental nesse momento. Os livros indicados para essa faixa etária devem conter ilustrações, enredos curtos e repetição de palavras, para que elas possam fixar na mente as novas palavras.

Dicas de Leitura


6 a 8 anos

Embora os pequenos já tenham iniciado o aprendizado da escrita, as ilustrações são fundamentais para captar o interesse deles e os ajudar a entender o enredo. Histórias em quadrinho são indicadas para essa idade e fazem bastante sucesso.

Dicas de leitura


9 a 12 anos

Nessa idade, eles já conseguem ler textos maiores, mais densos e com estilo linguístico sofisticado. Além disso, a compreensão do que foi escrito não necessita de uma ligação com a imagem.

Dicas de leitura


A partir dos 13 anos

Nessa faixa etária, eles estão começando a formar suas personalidades e já escolhem o que ler sozinhos. Compre os livros de autores ou estilos que eles se interessam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário