Pesquisar este blog

sexta-feira, 23 de novembro de 2018

23 de Novembro: Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil



O câncer infantil é caracterizado por doenças que apresentam proliferação de células anormais de forma descontrolada no organismo. De acordo com o INCA – Instituto Nacional de Câncer, o problema é a causa número 1 de mortes por doença entre crianças e adolescentes brasileiros de 1 a 19 anos. No dia 23 de novembro, celebra-se o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil, data que serve para alertar a população sobre a importância do diagnóstico precoce, que aumenta as chances de cura em até 80%.

Em 2016, o Ministério da Saúde em parceria com o INCA lançou uma cartilha educativa que apresenta algumas características que devem ser observadas na saúde das crianças. Palidez, hematomas, sangramentos e dores ósseas estão entre os sinais de alerta. Caroços que não causam dor nem febre, inchaço abdominal, alterações oculares, dores de cabeça constantes e vômitos matinais também são sintomas que requerem atenção.

É preciso que os pais também fiquem atentos ao comportamento dos pequenos e analisem se algumas doenças vão e voltam com frequência. Ao notar algo estranho, como irritabilidade, sudorese excessiva, apatia ou fadiga, a recomendação é que procurem por acompanhamento médico. Neste link, confira o material educativo e informe-se mais sobre o problema: http://www.inca.gov.br/dia-mundial-do-cancer/material/folder-a5-frente-verso.pdf

Fonte: Genomika

Nenhum comentário:

Postar um comentário