Pesquisar este blog

sábado, 10 de novembro de 2018

Podcasts brasileiros que podem ajudar na argumentação


Nos últimos anos, o podcast vem consolidando-se como uma das mídias informativas que mais cresce no Brasil e no mundo. Sob a plataforma sonora, apresentadores – podcasters, na linguagem do meio – conversam e debatem sobre vários temas; sociedade, política, cultura, ciência, entrevistas, curiosidades e experiências pessoais, por exemplo, estão entre temas recorrentes de vários programas. Além disso, muitas rádios e jornais também expandem suas atividades para os podcasts, divulgando variados quadros, notícias e reportagens para a audiência.

Uma grande vantagem da mídia é poder escutar os programas a qualquer momento: no ônibus, no carro e, até mesmo, fazendo tarefas domésticas – a escolha é sua! Portanto, indicamos três podcasts sobre temas variados, para você se informar, adquirir maior poder de argumentação e, claro, amplos pontos de vista sobre um mesmo assunto. Veja abaixo:

Mamilos – Jornalismo de peito aberto

Sobre: Sociedade, cultura e política.

Lançado em 2014, e como o próprio nome sugere, o podcast possui foco em temas polêmicos. A cada episódio, as apresentadoras Cris Bartis e Juliana Wallauer destrincham pautas que estão em alta e que podem gerar discussões acaloradas; para elas, quanto maior, mais difundida e empática é a discussão, melhor. As duas costumam convidar especialistas e pessoas com opiniões distintas, para agregar mais visões acerca de tópicos em alta no Brasil e do mundo.


Onde escutar: siteSpotify (computador e celular); Soundcloud (computador e celular); Podcast Addict (Android); Casts (Windows Phone); e outros agregadores. O iPhone tem o app Podcasts incluído desde o iOS 9, e o programa também possui um feed no iTunes.



NBW – Nós Brigamos no War

Sobre: Política e atualidades.

Criado em 2013, e apresentado pelos amigos André Pontes, Ulisses Neto e Luciano Barata, o programa surgiu para os três continuarem, à distância, os bons papos que tinham quando se encontravam com mais frequência. Eles conversam sobre política e acontecimentos recentes no Brasil, na Inglaterra (onde Ulisses mora/trabalha) e no mundo como um todo. Ao final de cada episódio, também fazem indicações culturais aos ouvintes, que conseguem expandir ainda mais o conhecimento sobre diferentes assuntos.


Onde escutar: site; Podcast Addict (Android); Casts (Windows Phone); e outros agregadores. O iPhone tem o app Podcasts incluído desde o iOS 9, e o programa também possui um feed no iTunes.

Dragões de Garagem

Sobre: Ciência e atualidades.

O podcast, criado em 2012, tem o intuito de divulgar a ciência aos ouvintes, de forma clara, natural, sempre mantendo a curiosidade e a busca por conhecimento. Possui vários apresentadores experientes em várias áreas, permitindo ao programa oferecer amplos assuntos e saberes abrangentes. Além do podcast, o Dragões também dispõe de blogs e das famosas Cientirinhas, que difundem mais informação por meio do entretenimento ao público.


Onde escutar: site; Podcast Addict (Android); Casts (Windows Phone); e outros agregadores. O iPhone tem o app Podcasts incluído desde o iOS 9, e o programa também possui um feed noiTunes.



Escriba Cafe

Sobre: História.

O apresentador Christian Gurtner conta os principais acontecimentos de vários lugares do mundo e fala sobre curiosidades diversas dos fatos históricos. Os episódios duram, em média, 25 minutos cada.

Onde escutar: Soundcloud (computador e celular); aplicativo Podcast Addict (Android); O iPhone tem o app Podcasts incluído desde o iOS 9, e o programa também possui um feed no iTunes.



Mupoca

Sobre: Comportamento e tecnologia.


Luiz Yassuda, Gabriel Prado e Tales Cione falam sobre importantes temas atuais, como privacidade, política, urbanização e diversas tendências da humanidade.






Onde escutar: site; Soundcloud (computador e celular); aplicativo Podcast Addict (Android); O iPhone tem o app Podcasts incluído desde o iOS 9, e o programa também possui um feed no iTunes.



Braincast

Sobre: Criatividade, entretenimento e comunicação.

Carlos Merigo, Luiz Yassuda, Luiz Hygino, Cris Dias, Guga Mafra e Alexandre Maron conversam sobre várias pautas atuais e até mesmo polêmicas. Consumismo, limites da arte e cultura pop estão entre alguns temas discutidos no podcast.


Onde escutar: site; Soundcloud (computador e celular); aplicativo Podcast Addict (Android); O iPhone tem o app Podcasts incluído desde o iOS 9, e o programa também possui um feed no iTunes.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário