Pesquisar este blog

segunda-feira, 19 de novembro de 2018

Projeto Menina Bonita do Laço de Fita – Dia da Consciência Negra


Sugestão para trabalhar o dia da consciência negra com um Projeto Menina Bonita do Laço de Fita.


Menina Bonita do Laço de Fita é um livro muito popular e um dos principais recursos na hora de trabalhar a consciência negra.

O livro conta a história de uma linda menina negra que desperta a admiração de um coelho branco, que deseja ter uma filha tão pretinha quanto ela. Cada vez que ele lhe pergunta qual o segredo de sua cor, ela inventa uma história. O coelho segue todos os “conselhos” da menina, mas continua branco.

DURAÇÃO DAS ATIVIDADES: 3 aulas de 50 minutos

JUSTIFICATIVA:

Desde muito pequenas as crianças aprendem sobre o mundo, fazendo perguntas e procurando respostas as suas indagações e questões.

Diante dessa situação e com a nossa perspectiva educacional, evidenciou-se a necessidade de um trabalho que desenvolvesse os princípios da dignidade do ser humano, da participação, responsabilidade, da solidariedade e a construção de conhecimento diversificado. Este Projeto surgiu com a necessidade de ensinar aos alunos um pouco sobre a população negra, os grupos sociais nas quais fazem parte, sua cidadania e sua dignidade. As vivências sociais, as histórias, os modos de vida, os lugares em que viveram e vivem, para parte de um mundo integrado. Desse modo a perspectiva cultural consiste num modo de ver o mundo em que se evidenciam as inter-relações e interdependência dos diversos elementos na construção da vida.

OBJETIVOS GERAIS:

Ampliar o conhecimento sobre as questões relativas à cultura negra assumindo a forma independente e autônoma, atitudes e valores voltados a sua vivência social;
   
Desenvolver uma postura crítica frente à realidade, às informações e aos valores vinculados pelos meios de comunicação;
   
Perceber, apreciar e valorizar as diversidades naturais e socioculturais, adotando posturas de respeito aos diferentes aspectos e formas étnico e cultural;
   
Conhecer e valorizar a cor negra;
   
Trabalhar a socialização (amizade, união e respeito);
   
Estimular a linguagem e a criatividade.

DESENVOLVIMENTO:

Serão utilizados no decorrer do desenvolvimento estratégias que fundamentarão e subsidiarão os trabalhos tornando as tarefas prazerosas e motivadoras. O que o aluno poderá aprender com esta aula:

Interpretar fatos da história a partir de perguntas sugeridas;
   
Tratar a questão das diferenças, valorizando a diversidade a partir da raça negra;
   
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno;
   
No dia anterior a essa aula, mandar um bilhete pedindo aos alunos para trazer alguma foto de seus familiares (mãe, pai, avô, tia, etc).

PLANO DE AULA:

Vídeo Menina Bonita do Laço de Fita.
  
Livro Menina Bonita do Laço de Fita.
   
Texto que fala sobre o Dia da Consciência Negra;
   
Observação de figuras, pinturas, fotografias de família, mostrando como somos diferentes;
   
Produções artísticas: recorte /colagem, desenhos, pinturas;
   
Música "Aos Olhos do Pai" Disponível em: https://www.youtube.com/watch?time_continue=4&v=aO4PqBuqr4k.

Confecção de avental para contar a história Menina Bonita Do Laço De Fita;

Confecção da máscara (coelho e menina).

AVALIAÇÃO:

O momento de avaliação implica numa reflexão do professor sobre o processo de aprendizagem e sobre as condições oferecidas por ele para que ele possa ocorrer. Assim caberá ao professor investigar a adequação dos conteúdos, sobre as propostas lançadas, sobre o tempo e o ritmo imposto ao trabalho.

Por ser a avaliação um processo permanente, e não somente o momento final do trabalho, ele é um instrumento indispensável à construção de uma prática pedagógica e educacional verdadeiramente comprometida com o desenvolvimento das crianças.

Todo o processo será avaliado continuamente através de:

Registro coletivo em cartazes;
   
Desenhos feitos pelos alunos, sobre o que aprenderam sobre o assunto mencionado;
   
Participação das atividades;
   
Comunicação oral, dança, textos orais.

 Aos Olhos do Pai, Ana PAula Valadão


4 Livros para trabalhar o Dia da Consciência Negra



O cabelo de Lelê:

SINOPSE: Lelê não gosta do que vê – de onde vem tantos cachinhos? Ela vive a se perguntar. E essa resposta ela encontra num livro, em que descobre sua história e a beleza da herança africana.


As tranças de Bintou:

SINOPSE: Este livro conta a história de Bintou, uma menina negra que não se contenta com seus “birotes” no cabelo e sonha usar tranças como sua irmã mais velha. A história é contada a partir de um contexto cultural específico, um momento universal – a passagem da infância para a adolescência.


Meninas Negras:

SINOPSE: Griot é o contador de histórias africano que passa a tradição dos antepassados de geração em geração. O objetivo dessa coleção é trabalhar a identidade afrodescendente na imaginação infantil. E é justamente à imaginação que esses livros falam a partir de uma composição sensível, de textos curtos e poéticos, associados a belas ilustrações. Modo lúdico de reforçar a autoestima da criança a partir da valorização de seus antepassados, de sua cultura e de sua cor.

Bonequinha Preta:

SINOPSE: Mariazinha e sua Bonequinha Preta, são muito amigas. Certo dia, Mariazinha saiu com sua mãe e não pôde levar a Bonequinha Preta. Mariazinha pediu a bonequinha para se comportar e também para não chegar à janela. Mas os pedidos de Mariazinha não adiantaram. A Bonequinha Preta ouviu miados na rua, chegou até a janela e um acidente aconteceu.


Fonte: SoEscola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário