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terça-feira, 6 de novembro de 2018

Filme "Quando tudo começa" (Ça commence aujourd'hui)



Síntese:
 
O filme “Quando tudo começa”, de Bertran Tavernier retrata a vida de um profissional da educação. Tanto no ambiente de trabalho, como docente, quanto na vida familiar. A trama ocorre em uma comunidade pobre no norte da França. O filme retrata a política pública de um determinado local, e que faz parte de um contexto social, onde a comunidade lida com a falta de assistência social, à indiferença do governo, e aos sérios problemas domésticos que as crianças enfrentam.

       

No decorrer do filme é mostrado o professor Daniel, lecionando para um grupo de crianças. E além de professor ele é responsável pela direção da escola. Trata-se de um profissional dedicado que luta  contra a injustiça e miséria da comunidade, tentando melhorar as condições de vida das pessoas por meio de assistência social que se refletiria em um maior número de frequência dos alunos na escola, já que estas crianças são prejudicadas por inúmeros  motivos  (razão/fator), tais como: pobreza que afeta a alimentação; a moradia; as vestimentas; falta de afeto; etc. Somando a tudo isso temos também a falta de condições de acesso com relação ao transporte e a falta de tempo para a família levar e buscar a criança na escola, onde explicita famílias que passam deixar o seus filhos muito mais tempo do que é estabelecido como normas da instituição, e também famílias mal estruturadas e agressivas. Nesse contexto o professor identifica um menino com lesões físicas de agressividade que ocorria com frequência. E através de um processo de observação e investigação, por meio da escola, conseguiram identificar o tio como agressor. Assim, a criança foi recolhida pelo “conselho tutelar”. Com relação a retirada desta criança da família, o professor Daniel sofreu agressão e ameaça do agressor do mesmo.

     

A escola atendia a essas crianças sem possuir condições adequadas com relação ao material. Quanto a merenda, era garantida através da compra de ticket de alimentação, sendo que se a família que não tivesse condições financeiras para adquirir o ticket a criança ficaria, consequentemente, sem se alimentar; motivo pelo qual o professor Daniel resolveu procurar o prefeito a fim de solucionar tal problema. Atitude essa que nada resolveu. A escola sofria inúmeros problemas, principalmente com relação a condições econômicas da clientela escolar. O professor, por sua vez, tem uma vida bem “corrida”, vive correndo contra o tempo confrontando-se com diversos tipos de problemas, tanto no trabalho quanto na sua família. Onde os problemas do trabalho afeta a sua relação com a família, pois ele é muito preocupado comas condições de vida da comunidade que faz parte do contexto no qual a escola esta inserido, tentando de uma forma ou de outra dar condições de uma vida mais humana a esse povo.

   

Conclui-se, portanto que o filme mostra a política pública de um determinado local, e que faz parte de um contexto social, onde a comunidade lida com a falta de assistência social, à indiferença do governo, e aos sérios problemas domésticos que as crianças enfrentam.

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